sexta-feira, 19
 de 
abril
 de 
2024

Pré-natal odontológico amplia cuidado com a saúde bucal das gestantes

Gestantes têm recebido atenção especial com a saúde bucal. Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde de Piên
Em Piên, equipe de odontologia enaltece a importância das mulheres fazerem o acompanhamento durante o período da gravidez

A gestação é uma etapa considerada muito especial na vida de uma mulher e que demanda uma série de cuidados para a boa saúde, tanto da gestante quanto do bebê. E neste período, com o organismo passando por variações hormonais, que promovem alterações corporais, a saúde bucal também deve ser um ponto de atenção.

Diante disso, além do acompanhamento médico recomendado pelo Ministério da Saúde, os municípios têm a missão de fazer o acolhimento das gestantes para o acompanhamento preventivo da saúde bucal. Em Piên, o pré-natal odontológico vem contando com atividades para acompanhar o atendimento das futuras mamães e reforçar o cuidado com os dentes.

As odontólogas da Secretaria Municipal de Saúde de Piên, Thais Tschoeke e Seandra Cordeiro de Oliveira enaltecem que uma gestante com bons hábitos de saúde bucal irá se alimentar bem e, consequentemente, irá promover uma melhor nutrição para o bebê que está sendo gerado. “Ter uma boa condição de saúde bucal é condição fundamental para a gestante uma vez que promove, além da saúde em si, aumento da autoestima e autoconfiança, melhorando a condição de bem estar geral, muito importante para uma gestação sadia”, pontuam as profissionais, elencando os principais cuidados que a grávida deve ter com a boca e os dentes nesta fase. “Além de hábitos alimentares saudáveis, com ingestão regular de frutas e verduras, evitar alimentos ultraprocessados e açúcares. A escovação dentária, fio dental e produtos específicos para bochecho que também podem auxiliar bastante nessa fase. Também, as consultas odontológicas deverão estar em dia, para que, surgindo algum problema, o dentista possa estabelecer o plano de tratamento mais adequado”, complementam.

Ainda de acordo com as dentistas, em virtude das alterações hormonais próprias da gravidez, algumas doenças bucais podem se desenvolver com maior facilidade. “As mais frequentes são as cáries, gengivite e a erosão dentária. É importante deixar claro que todas essas situações podem ser perfeitamente evitadas com a higiene bucal adequada e acompanhamento odontológico no pré-natal”, detalham.

As odontólogas destacam também as ações realizadas no município pela equipe de odontologia no atendimento às gestantes. “O acompanhamento odontológico às gestantes já vem sendo realizado há algum tempo pelo SUS, justamente pela importância e ao impacto da saúde bucal para a manutenção de uma gestação saudável e sem intercorrências, e para isso, enfatizamos a necessidade do pré-natal odontológico. Todas as gestantes do nosso município estão inseridas nesse planejamento de acompanhamento, seja com atendimento no consultório das unidades, nas visitas domiciliares ou em grupos. A ideia, inicialmente, é sempre promover atividades educativas, para orientar e prevenir, e havendo necessidade de procedimentos com planejamento adequado para cada fase da gestação”, concluem.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email