terça-feira, 9
 de 
agosto
 de 
2022

População na região suleste paranaense já passa de 280 mil

Fazenda Rio Grande apresentou o maior crescimento populacional na região. Foto: Arquivo/I RegionalO número de moradores no suleste paranaense cresceu 1,2% em um ano. É o que revela o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), que divulgou na última terça-feira as estimativas populacionais dos municípios brasileiros.
Os números têm como referência a data de 1º de julho de 2016 e apontam que a região possui 282.112 habitantes, somados os moradores dos dez municípios do suleste. A taxa de crescimento populacional foi a mesma verificada de 2014 para 2015, que também havia sido de 1,2%. O percentual do aumento na região foi maior do que o nacional, que ficou em 0,8%.
Considerando-se individualmente os dados de cada município, a maior taxa de crescimento foi de Fazenda Rio Grande, que teve aumento de 1,7% no número de moradores, seguida de Mandirituba, que cresceu 1,5%. Por outro lado, as populações de Lapa e Rio Negro cresceram apenas 0,5% e 0,7%, respectivamente.
Fazenda continua sendo a cidade mais populosa da região, agora com 93.730 habitantes, seguida da Lapa, que tem 47.814. Na outra ponta estão Campo do Tenente, com 7.762, e Agudos do Sul, que tem 9.073 moradores.
Esta divulgação do IBGE é utilizada, por exemplo, para o cálculo do coeficiente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Na região, nenhuma cidade avançou no índice. Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), foi encaminhado no início de agosto um ofício ao IBGE para solicitar um prazo para que as prefeituras contestem a estimativa populacional, entretanto, até esta semana não havia resposta.
A Região Metropolitana de Curitiba soma mais de 3,5 milhões de habitantes e é a nona maior do país. No Paraná, o número de pessoas chegou a 11,2 milhões e, em todo o Brasil, estima-se que são 206,1 milhões de habitantes.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email