segunda-feira, 26
 de 
fevereiro
 de 
2024

Polo Educacional terá 10 cursos de graduação gratuitos em Rio Negro

Encontro abordou sobre os cursos que serão ofertados pelo polo em Rio Negro. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Rio Negro
Encontro abordou sobre os cursos que serão ofertados pelo polo em Rio Negro. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Rio Negro
Cursos serão realizados por meio do Polo de Apoio Presencial Professor Francisco de Oliveira, situado junto à prefeitura

Um encontro entre o prefeito de Rio Negro, James Valério, a secretária municipal de Educação, Vera Pfeffer Schelbauer, a coordenadora do Polo de Apoio Presencial Professor Francisco de Oliveira, Mônica Alessandra Belém, e Gilson Marcos Nogacz, técnico em informática da Secretaria de Educação, abordou sobre os novos cursos previstos para ocorrer neste ano no polo educacional, situado junto à prefeitura.

Conforme anunciado, entre os cursos estão especialização (pós) em Educação Digital; especialização (pós) em Informática da Educação; licenciatura em Geografia; licenciatura em Informática, licenciatura em Letras Espanhol (segunda licenciatura); licenciatura em Letras Português e suas Literaturas; licenciatura em Pedagogia; tecnólogo em Gestão da Cultura; tecnólogo em Mineração e tecnólogo em Tecnologia em Gestão Pública.

Os cursos terão 30% das aulas presenciais e 70% online, com aulas realizadas esporadicamente nos finais de semana no polo, conforme o calendário homologado por casa universidade (ainda será divulgado). Não haverá mensalidade, somente a taxa do vestibular que será descrito em cada edital a ser publicado.

Cada cidadão pode realizar um curso gratuito. Todas as informações sobre as inscrições serão divulgadas no portal da prefeitura, no endereço www.rionegro.pr.gov.br. O contato com o polo pode ser feito através do telefone (47) 3642-3280 (ramal 436).

O polo – O município de Rio Negro possui, desde 2009, um polo educacional que oferece diversos cursos gratuitos. O espaço é mantido pela Secretaria Municipal de Educação e em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), que é um sistema integrado por universidades públicas que oferecem cursos de nível superior por meio do uso da metodologia da educação à distância e semipresencial.

O sistema UAB funciona como articulador entre as instituições de ensino superior e os governos estaduais e municipais, com o objetivo de atender as demandas locais por educação superior. Entre as universidades que fazem parte do sistema da UAB estão a UFPR, UTFPR, UEPG, UNICENTRO, UEL e UEMP.

Mais de mil alunos já se formaram em diversos cursos oferecidos gratuitamente no polo de Rio Negro, que há anos é coordenado pela educadora Mônica Alessandra Belém.

A estrutura do possui sala de secretaria e coordenação, salas de aula, laboratório de informática, auditórios, biblioteca e sala de tutoria, banheiros com acessibilidade, rampas de acesso, além dos espaços do campo do Parque Ecoturístico Municipal São Luís de Tolosa que são utilizados para aulas práticas.

 

 



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email