Cursos serão realizados por meio do Polo de Apoio Presencial Professor Francisco de Oliveira, situado junto à prefeitura
Um encontro entre o prefeito de Rio Negro, James Valério, a secretária municipal de Educação, Vera Pfeffer Schelbauer, a coordenadora do Polo de Apoio Presencial Professor Francisco de Oliveira, Mônica Alessandra Belém, e Gilson Marcos Nogacz, técnico em informática da Secretaria de Educação, abordou sobre os novos cursos previstos para ocorrer neste ano no polo educacional, situado junto à prefeitura.
Conforme anunciado, entre os cursos estão especialização (pós) em Educação Digital; especialização (pós) em Informática da Educação; licenciatura em Geografia; licenciatura em Informática, licenciatura em Letras Espanhol (segunda licenciatura); licenciatura em Letras Português e suas Literaturas; licenciatura em Pedagogia; tecnólogo em Gestão da Cultura; tecnólogo em Mineração e tecnólogo em Tecnologia em Gestão Pública.
Os cursos terão 30% das aulas presenciais e 70% online, com aulas realizadas esporadicamente nos finais de semana no polo, conforme o calendário homologado por casa universidade (ainda será divulgado). Não haverá mensalidade, somente a taxa do vestibular que será descrito em cada edital a ser publicado.
Cada cidadão pode realizar um curso gratuito. Todas as informações sobre as inscrições serão divulgadas no portal da prefeitura, no endereço www.rionegro.pr.gov.br. O contato com o polo pode ser feito através do telefone (47) 3642-3280 (ramal 436).
O polo – O município de Rio Negro possui, desde 2009, um polo educacional que oferece diversos cursos gratuitos. O espaço é mantido pela Secretaria Municipal de Educação e em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), que é um sistema integrado por universidades públicas que oferecem cursos de nível superior por meio do uso da metodologia da educação à distância e semipresencial.
O sistema UAB funciona como articulador entre as instituições de ensino superior e os governos estaduais e municipais, com o objetivo de atender as demandas locais por educação superior. Entre as universidades que fazem parte do sistema da UAB estão a UFPR, UTFPR, UEPG, UNICENTRO, UEL e UEMP.
Mais de mil alunos já se formaram em diversos cursos oferecidos gratuitamente no polo de Rio Negro, que há anos é coordenado pela educadora Mônica Alessandra Belém.
A estrutura do possui sala de secretaria e coordenação, salas de aula, laboratório de informática, auditórios, biblioteca e sala de tutoria, banheiros com acessibilidade, rampas de acesso, além dos espaços do campo do Parque Ecoturístico Municipal São Luís de Tolosa que são utilizados para aulas práticas.