sexta-feira, 26
 de 
abril
 de 
2024

Politicando 31/07/2020

Veículos I

Já está disponível o parcelamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores – IPVA/2020, não inscrito em dívida ativa. A medida é inédita e foi possível graças à Lei proposta pelo Governo do Estado. A iniciativa leva em conta as dificuldades causadas pela pandemia do novo coronavírus. Até então, o parcelamento da dívida do imposto só era permitido no exercício seguinte ao vencimento.

Veículos II

O parcelamento do IPVA 2020 poderá ser feito em até 6 vezes. O pagamento da primeira parcela deverá ser no primeiro dia útil após a realização do parcelamento. A data limite para formalização desse parcelamento é o dia 17 de agosto. Para a formalização do parcelamento, basta acessar o portal da Secretaria da Fazenda (www.fazenda.pr.gov.br), em “serviços rápidos”, menu “IPVA”, com o número do Renavam do veículo, e realizar a consulta. O pagamento das guias de parcelamento deve ser em um dos bancos credenciados: Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Sicredi, Bancoob, Rendimento e Santander.

Josias Junior. Foto: DivulgaçãoLapa I

Na Lapa, a pré-candidatura a prefeito do atual vereador Josias Junior (PDT) já é fato consumado. Ex-secretário de Administração na gestão da prefeita Leila Klenk, Josias é advogado e tem 33 anos. Diferente de outros pré-candidatos, não mora no centro da cidade e sim no distrito de Mariental. Ele foi uma das surpresas da eleição de 2016 na disputa pelas vagas na câmara municipal.

Lapa II

Já o PSD da Lapa, partido que tem nomes fortes e que chegaram a ser cogitados para disputar a prefeitura, parece ficar sem rumo. Uma possível união com o atual prefeito Paulo Furiati (MDB) não parece ser o caminho, já que Furiati é totalmente ligado ao ex-governador Roberto Requião e este vem atacando o governador Ratinho Junior nas redes sociais. Detalhe, o PSD laepano não conseguiu formar chapa de candidatos a vereador.

Piên

As eleições em Piên devem acontecer, ao que tudo indica, com a presença de três grupos. O atual prefeito João Padeiro (PSD) vai tentar a reeleição e ainda não tem definido a questão do vice. Um segundo candidato deve sair do grupo do ex-prefeito Gilberto Dranka (PSL), que ainda responde processo criminal e aguarda julgamento. E como novidade na política da cidade e na disputa pela prefeitura a candidatura do radialista Maicon Tiguera (Republicanos) compondo chapa com Pedrinho da Farmácia (PV).

Quitandinha

A prefeitura de Quitandinha, Maria Julia (PSD), publicou em suas redes sociais nesta semana a notícia de que contraiu Covid19. Ela escreveu que está bem e recebendo acompanhamento médico local, ficando os próximos dias em isolamento social. Por já ter algumas comorbidades é importante toda atenção e cuidados.

Tijucas do Sul

O prefeito de Tijucas do Sul, Cesar Matucheski (PSDB), promoveu recentemente novas demissões dos servidores que atuam em cargos comissionados. De acordo com o gestor, a prefeitura estabeleceu um cronograma até o final do ano para que a parte financeira não seja afetada e os compromissos assumidos sejam pagos, exceto o que está na esfera judicial. Matucheski diz que pretende entregar a prefeitura em um melhor panorama financeiro para que o próximo gestor tenha menos dificuldades em administrar o município.

On-line

Entre outras novidades da eleição desse ano, uma delas será a promoção das convenções municipais de forma on-line. Muitos partidos já estão atrás de informações para ver como vai se dar esse procedimento e principalmente a tomada de cuidados que não implique na invalidade do processo.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email