quinta-feira, 7
 de 
julho
 de 
2022

Politicando 30/10/2015

Governo l
O governador Beto Richa (PSDB) anunciou ontem que todos os servidores públicos ativos, aposentados e pensionistas do estado vão receber em dia o pagamento do décimo terceiro salário. Havia uma preocupação da classe em relação ao pagamento ainda neste ano. O décimo terceiro vai injetar cerca de R$ 1 bilhão na economia do Estado. O pagamento deverá acontecer no dia 10 de dezembro.
Governo II
Nesta semana Beto Richa esteve em Campo do Tenente, onde liberou recursos para o município. Além do prefeito tenenteano, Jorginho Quege (PMDB), outros prefeitos da região aproveitaram para fazer lobby junto ao governador. Onildo Gelatti (PP), de Mandirituba, Carlão Stabach (PMDB), de Contenda, e Milton Paizani (PSDB), de Rio Negro, marcaram presença. Outras lideranças políticas da região também participaram, entre as quais o ex-prefeito de Campo do Tenente, Betinho Quevedo, o ex-deputado estadual Alysson Wandscheer, e vereadores locais.
Gellati realizou novas solicitações ao governador Beto Richa, durante visita à Campo do Tenente/Foto: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de MandiritubaMandirituba
Depois de dias movimentados e muita confusão, a política em Mandirituba desacelerou. O prefeito Onildo Gelatti (PP) vem tentando imprimir um ritmo de trabalho junto à equipe e concentrar atenção na manutenção de serviços e em novos investimentos, como o anúncio da implantação de novas pavimentações em ruas do Distrito de Areia Branca dos Assis, expansão do sistema de água tratada no Chimboveiro e alargamento de estradas na zona rural. Nesta semana, Gelatti também realizou novas solicitações ao governador Beto Richa, durante visita à cidade vizinha de Campo do Tenente.
Piên
O prefeito de Piên, Gilberto Dranka (PSD), destacou durante a entrega de casas populares nesta semana os investimentos promovidos na área social. Segundo ele, todos os serviços de saúde foram ampliados, famílias em área de risco foram atendidas, estudantes da rede municipal receberam kit escolar e uniformes e programas nas comunidades rurais tiveram continuidade. Dranka avalia de forma positiva a relação da prefeitura com as famílias que mais dependem do serviço público.
Fazenda Rio Grande
O prefeito de Fazenda Rio Grande, Márcio Wosniack (PSDB), participou nesta semana da reunião mensal do Programa Mãe Fazendense, que atende gestantes e congrega 18 médicos da atenção primária. Segundo o prefeito, o objetivo é acompanhar de forma ainda mais ampla os principais programas desenvolvidos na cidade. O coordenador do Mãe Fazendense, Luiz Felipe Bruschi, relata que os resultados estão sendo bastante expressivos.
Tijucas do Sul
Os vereadores de Tijucas do Sul estão debatendo junto ao poder executivo sobre a taxa de iluminação pública no município. A prefeitura se queixa que o valor do custeio da iluminação no município aumentou consideravelmente e há necessidade de reavaliar o valor repassado para os consumidores locais. A intenção é de não onerar a população, mas existe preocupação com a manutenção e investimentos do setor.
Fumicultor
O deputado estadual Anibelli Neto (PDMB) destacou nesta semana a passagem do “Dia do Fumicultor”, comemorado oficialmente no Paraná no dia 28 de outubro. A data foi estipulada através de projeto de lei de autoria de Anibelli Neto, que reforça a importância da atividade na geração de emprego e renda e manutenção da agricultura familiar na região.
Merenda Escolar
Uma nova preocupação para as prefeituras na área da educação. Além da dificuldade na manutenção do transporte escolar, agora o Conselho Estadual de Alimentação Escolar declarou que poderá faltar dinheiro para a merenda escolar em 2016. Há uma previsão negativa quanto ao repasse do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do governo federal.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email