segunda-feira, 15
 de 
abril
 de 
2024

Politicando 30/06/2017

Especialista em contabilidade pública, Ricardo Casagrande. Foto: Arquivo/O Regional Tribunal de Contas I

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) promoveu nesta semana o 2º Fórum de Controle Externo. Foram cerca de 3 mil participantes no evento, com inscrição gratuita e realizado em Curitiba. Os painéis, palestras e oficinas abordam licitações e contratos, contabilidade e orçamento, auditoria, transferência voluntária de recursos públicos, controle interno, transparência e controle social, atos de pessoal e obras públicas. Da região, o especialista em contabilidade pública, Ricardo Casagrande (foto), esteve presente.

Tribunal de Contas II

Apesar do evento promovido pelo TCE-PR ser gratuito e realizado na capital, nem todas as prefeituras da região enviaram representantes. O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Joel Paciornik falou sobre a importância de estimular o controle social do gasto público, destacando que a aproximação com a cidadania é muito importante, especialmente nesse momento em que o país atravessa uma grave crise de credibilidade das instituições públicas.

Podemos

O Podemos, novo partido do senador Alvaro Dias, fez uma ofensiva nas redes sociais nesta semana divulgando a filiação que acontece amanhã, em Brasília. Além de Alvaro Dias, também foi confirmada a filiação do ex-jogador Romário, senador pelo Rio de Janeiro. Mas a grande expectativa do novo partido é a janela de filiação em março de 2018. Dependendo da adesão, a candidatura de Dias à presidência pode ganhar corpo.

Rio Negro

O setor produtivo da cidade de Rio Negro, que reúne representantes do Sistema Fiep – Sesi/Senai, CDL, Simovem, Associação dos Engenheiros, Agrônomos e Arquitetos e Associação Comercial e Industrial – ACIRN, apresentou dezoito propostas para a revisão do Plano Diretor do município. São importantes questões relatadas pelas entidades envolvidas e inclusive questionamento como a vantagem ou não de Rio Negro estar incluído no rol de municípios pertencentes a Região Metropolitana de Curitiba. Na próxima semana, O Regional traz matéria completa das propostas apresentadas.

Piên I

Tiveram início na quarta-feira e se encerram hoje as audiências sobre o atentado e assassinato do prefeito eleito de Piên, Loir Dreveck, e de Genésio de Almeida. O número de pessoas convocadas para os depoimentos é bastante expressivo, cerca de 50. A grande maioria foi convocada pela defesa do ex-prefeito Gilberto Dranka, um dos presos acusado de ser mandante do crime. Consequentemente, boa parte desses nomes são pessoas com cargos na prefeitura do município. O que cada um falou ou vai falar só será sabido havendo a divulgação pela Justiça.

Piên II

Na reunião da câmara de vereadores de Piên dessa semana, foi extinto o cargo do ex-presidente da casa, Leonides Maahs, que também está preso acusado de ser mandante do crime contra Loir Dreveck. Quem assumiu a vaga de Maahs na câmara foi Joel Cavalheiro, que era chefe de gabinete na gestão do prefeito Gilberto Dranka. Fato que chamou a atenção na reunião da câmara foi que em nenhum momento se falou o nome de Genésio de Almeida, morto a tiros e por engano.

Vereador de Agudos do Sul, Jessé Zoellner (PP) com o deputado estadual Luiz Carlos Martins (PSD). Foto: Assessoria da Câmara Municipal de Agudos do SulAgudos do Sul

O vereador e presidente da câmara de Agudos do Sul, Jessé Zoellner (PP), informou nesta semana que recebeu através do deputado estadual Luiz Carlos Martins (PSD), a garantia de uma emenda ao orçamento do Estado no valor de 100 mil reais. O recurso tem como objetivo a aquisição de dois veículos para a prefeitura do município, para as secretarias de Agricultura e Assistência Social. Segundo Jessé, a ideia é otimizar os serviços promovidos pelas duas áreas.

Quitandinha

Em Quitandinha, onde o clima entre executivo e legislativo não é dos melhores, o vereador e presidente da câmara, Carlinhos Moura (PSC), relatou na última reunião que é vítima de perseguição política. Disse que seu desligamento da função de documentador escolar foi motivação política e se queixou de exposição negativa contra os legisladores da oposição durante a festa do produtor rural organizada pela prefeitura.

Campo do Tenente

Em Campo do Tenente, os vereadores estão recebendo na sessão da câmara os secretários municipais. A convocação aos servidores do primeiro escalão da prefeitura tem como intuito conhecer os trabalhos realizados neste primeiro semestre do ano e apontar demandas para os próximos meses. Nesta semana, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Victor Werner, participou da reunião dos vereadores.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email