segunda-feira, 25
 de 
novembro
 de 
2024

Politicando 30/06/2017

Especialista em contabilidade pública, Ricardo Casagrande. Foto: Arquivo/O Regional Tribunal de Contas I

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) promoveu nesta semana o 2º Fórum de Controle Externo. Foram cerca de 3 mil participantes no evento, com inscrição gratuita e realizado em Curitiba. Os painéis, palestras e oficinas abordam licitações e contratos, contabilidade e orçamento, auditoria, transferência voluntária de recursos públicos, controle interno, transparência e controle social, atos de pessoal e obras públicas. Da região, o especialista em contabilidade pública, Ricardo Casagrande (foto), esteve presente.

Tribunal de Contas II

Apesar do evento promovido pelo TCE-PR ser gratuito e realizado na capital, nem todas as prefeituras da região enviaram representantes. O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Joel Paciornik falou sobre a importância de estimular o controle social do gasto público, destacando que a aproximação com a cidadania é muito importante, especialmente nesse momento em que o país atravessa uma grave crise de credibilidade das instituições públicas.

Podemos

O Podemos, novo partido do senador Alvaro Dias, fez uma ofensiva nas redes sociais nesta semana divulgando a filiação que acontece amanhã, em Brasília. Além de Alvaro Dias, também foi confirmada a filiação do ex-jogador Romário, senador pelo Rio de Janeiro. Mas a grande expectativa do novo partido é a janela de filiação em março de 2018. Dependendo da adesão, a candidatura de Dias à presidência pode ganhar corpo.

Rio Negro

O setor produtivo da cidade de Rio Negro, que reúne representantes do Sistema Fiep – Sesi/Senai, CDL, Simovem, Associação dos Engenheiros, Agrônomos e Arquitetos e Associação Comercial e Industrial – ACIRN, apresentou dezoito propostas para a revisão do Plano Diretor do município. São importantes questões relatadas pelas entidades envolvidas e inclusive questionamento como a vantagem ou não de Rio Negro estar incluído no rol de municípios pertencentes a Região Metropolitana de Curitiba. Na próxima semana, O Regional traz matéria completa das propostas apresentadas.

Piên I

Tiveram início na quarta-feira e se encerram hoje as audiências sobre o atentado e assassinato do prefeito eleito de Piên, Loir Dreveck, e de Genésio de Almeida. O número de pessoas convocadas para os depoimentos é bastante expressivo, cerca de 50. A grande maioria foi convocada pela defesa do ex-prefeito Gilberto Dranka, um dos presos acusado de ser mandante do crime. Consequentemente, boa parte desses nomes são pessoas com cargos na prefeitura do município. O que cada um falou ou vai falar só será sabido havendo a divulgação pela Justiça.

Piên II

Na reunião da câmara de vereadores de Piên dessa semana, foi extinto o cargo do ex-presidente da casa, Leonides Maahs, que também está preso acusado de ser mandante do crime contra Loir Dreveck. Quem assumiu a vaga de Maahs na câmara foi Joel Cavalheiro, que era chefe de gabinete na gestão do prefeito Gilberto Dranka. Fato que chamou a atenção na reunião da câmara foi que em nenhum momento se falou o nome de Genésio de Almeida, morto a tiros e por engano.

Vereador de Agudos do Sul, Jessé Zoellner (PP) com o deputado estadual Luiz Carlos Martins (PSD). Foto: Assessoria da Câmara Municipal de Agudos do SulAgudos do Sul

O vereador e presidente da câmara de Agudos do Sul, Jessé Zoellner (PP), informou nesta semana que recebeu através do deputado estadual Luiz Carlos Martins (PSD), a garantia de uma emenda ao orçamento do Estado no valor de 100 mil reais. O recurso tem como objetivo a aquisição de dois veículos para a prefeitura do município, para as secretarias de Agricultura e Assistência Social. Segundo Jessé, a ideia é otimizar os serviços promovidos pelas duas áreas.

Quitandinha

Em Quitandinha, onde o clima entre executivo e legislativo não é dos melhores, o vereador e presidente da câmara, Carlinhos Moura (PSC), relatou na última reunião que é vítima de perseguição política. Disse que seu desligamento da função de documentador escolar foi motivação política e se queixou de exposição negativa contra os legisladores da oposição durante a festa do produtor rural organizada pela prefeitura.

Campo do Tenente

Em Campo do Tenente, os vereadores estão recebendo na sessão da câmara os secretários municipais. A convocação aos servidores do primeiro escalão da prefeitura tem como intuito conhecer os trabalhos realizados neste primeiro semestre do ano e apontar demandas para os próximos meses. Nesta semana, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Victor Werner, participou da reunião dos vereadores.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email