segunda-feira, 26
 de 
fevereiro
 de 
2024

Politicando 30/09/2022

Politicando
Politicando

Presidente

Voto a voto e uma expectativa sem tamanho em torno da eleição presidencial deste domingo. Nos bastidores da política nacional o principal tema desta semana foi sobre um eventual resultado definitivo já no primeiro turno. Muitas pesquisas apontam para esse cenário, embora ainda existam outras sondagens que remetem a necessidade da realização do segundo turno na disputa presidencial.

Governo

Já para o governo estadual o instituto Paraná Pesquisa divulgou ontem uma nova enquete, com uma vantagem bastante expressiva do candidato a reeleição o governador Ratinho Junior (PSD). Segundo os números apresentados, Ratinho tem 60,8% da intenção do eleitorado, enquanto Roberto Requião (PT) tem 22,9% e Ricardo Gomyde (PDT) soma 2,5%. A pesquisa entrevistou 1.540 eleitores, entre os dias 24 e 28 de setembro. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, registrada com o número PR-04147/2022.

Senado

A mesma sondagem do Paraná Pesquisa ouviu os eleitores sobre a disputa pela vaga ao Senado Federal, onde o resultado aparece bem mais apertado. Quem lidera a corrida é o ex-juiz Sérgio Moro (UB) com 29,8% da preferência dos paranaenses, seguido de Álvaro Dias (Pod) com 27,5%, Paulo Martins (PL), 18,3%, Rosane Ferreira (PV), 4%, Desiree Salgado (PDT) 1,6% e Aline Sleutjes (PROS) 1,2%.

Saldo eleitoral

O resultado da eleição marcada para este domingo terá reflexos diretos nas mais diversas composições de estrutura no governo do Estado e também em muitas prefeituras. Dependendo de quem se eleja para deputado estadual ou federal, alguns cargos se alteram nos poderes executivos. Por exemplo, se determinado candidato a deputado se elege ele pode levar algum servidor da prefeitura para seu gabinete e abre espaço para o prefeito fazer nova contratação. Por outro lado, se um deputado com mandato não se reelege, ele pode pedir ajuda ao prefeito para acolher um ou outro dos seus assessores.

Governo

O governador Ratinho Junior muito provavelmente vai mexer na estruturação de parte das suas secretarias para um eventual segundo mandato. Com uma série de projetos elencados e com expectativa de execução, aposta-se na composição de equipes mais técnicas e resolutivas. Grandes obras e um bom número de entregas poderão credenciar de vez o governador do Paraná em uma disputa nacional.

Período Eleitoral

Até amanhã ainda é permitido que seja feita campanha eleitoral, como a entrega de santinhos, carreatas e disparos de mensagens. Já no domingo qualquer manifestação neste sentido é crime e todo cidadão que presenciar fatos dessa natureza pode denunciar. Também é vedado a promoção de boca de urna. E para esta eleição a novidade será a proibição de se dirigir até a cabine de votação portando o aparelho celular.

Agentes públicos

A atual legislação que trata da improbidade administrativa e as ferramentas jurídicas necessárias ao combate à corrupção no país foram tema de debate na sede do Ministério Público do Paraná, em Curitiba. Com palestra do procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mario Luiz Sarrubbo, o evento “Nova Lei de Improbidade Administrativa: desafios e perspectivas”, reuniu presencialmente e a partir de transmissão on-line centenas de participantes, entre integrantes ministeriais, agentes de outras instituições públicas e privadas e demais interessados.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email