segunda-feira, 26
 de 
fevereiro
 de 
2024

A eleição mais polarizada e preocupante do Brasil

Neste domingo, os brasileiros voltam aos seus colégios eleitorais para praticar aquele que é considerado o ato mais sagrado e precioso da democracia: o voto. Mais uma vez com a tarefa de decidir quem serão seus futuros representantes nas esferas estadual e federal, escolhendo por ordem de votação deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente.

Muito provável, que até a data de hoje o eleitor já tenha decidido quem merecerá seu voto na disputa presidencial e do governo estadual. Por outro lado, a escolha dos candidatos ao legislativo sempre fica para a última hora. É fato afirmar que apenas uma parcela mínima dos eleitores chegue até o antepenúltimo dia da campanha eleitoral com todos seus votos definidos.

Mas o fator de maior relevância nessa eleição não é outro que não seja a polarização entre as alas esquerda e direita. Nunca se viu uma disputa tão acirrada e de tamanhos ataques como o que estamos vivenciando neste ano. Estabeleceu-se no país um extremismo acima de qualquer parâmetro que se justifique comportamentos e posições que passaram a ser fatos diários na vida do país.

De tão polarizada que ficou, a eleição já é sinônimo também de preocupação, independentemente do resultado que se tenha. As ameaças que cruzam grupos de mensagens e redes sociais mostram o quanto ficou contaminada a disputa eleitoral por consequência do radicalismo exacerbado.

Essa preocupação se estende ainda para o pós-eleição. Seja A ou B o vencedor, como fazer para reconstruir relações e buscar a unidade na construção do país. Essa divisão que resultou em muitas discussões, ofensas, acusações e intrigas podem deixar sequelas que vão precisar de muito tratamento.

O brasileiro vai votar domingo e por algum instante poderá imaginar uma vida melhor, mesmo não sabendo direito se de fato isso será possível. O que é certo, seja qual for o resultado, que a vida continua e o pão de cada dia não cairá do céu, muito menos de mais uma eleição.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email