terça-feira, 28
 de 
setembro
 de 
2021

Politicando 30/07/2021

Metropolitana
O presidente da Comec do Governo do Estado, Gilson Santos, agendou visita técnica aos municípios de Contenda e Piên na próxima terça-feira. A instituição mantém uma rotina de encontros nos municípios da região metropolitana, onde são debatidos temas ligados ao uso e ocupação do solo, planejamento urbano, mobilidade, transporte coletivo e regularização fundiária.

Piên I

O prefeito de Piên, Maicon Grosskopf (Rep), avalia de forma muito positiva o primeiro semestre do ano, mesmo com toda dificuldade vivenciada no período de pandemia. Ele destaca a retomada das obras de infraestrutura, a contratação de expressivo volume de projetos, o grande número de estradas rurais readequadas e as tratativas que devem trazer no futuro breve um novo cenário para o atendimento de saúde no município em se tratando do hospital local.

Piên II
A vereadora de Piên, Seandra Cordeiro de Oliveira (Rep), apresentou nesta semana indicação solicitando que seja priorizada a vacinação de mães lactantes contra a Covid-19. Em sua justificativa, a parlamentar destacou pesquisas que comprovam que os anticorpos da mãe vacinada são transmitidos ao bebê através do leite materno sem riscos para o lactente, o que garante a imunização da mãe e a proteção da criança em uma única vacina.

Lapa I
O prefeito da Lapa, Diego Ribas (PSD), se reuniu nesta semana com o Comando da Polícia Militar para tratar de inúmeras queixas que estão surgindo por moradores de comunidades rurais. Nos últimos meses vem sendo uma crescente a onda de roubos em propriedades do interior, preocupando a população e ampliando a sensação de medo e insegurança. Uma reivindicação dos moradores é a presença da Patrulha Militar Rural.

Lapa II
A exemplo do que já aconteceu em outras oportunidades, moradores e lideranças políticas e sociais da Lapa voltaram a se unir na busca da liberação do pagamento da tarifa de pedágio na praça que divide o município. Essa é uma “luta” longínqua da população. O principal Distrito da Lapa, que é Mariental, está após a praça de pedágio, o que implica que os moradores dessa região tenham que pagar a tarifa para chegar no centro da cidade.

Mandirituba
É sabido também que o município de Mandirituba sofre consequências com a instalação da praça de pedágio na BR-116, na ligação com Curitiba. De alguma forma muitos empreendimentos antes de iniciar análise de instalação consideram entre os mais diversos fatores a presença da tarifa de estradas privatizadas no seu custo. Moradores de Mandirituba também sonham com a possibilidade da isenção do pagamento, especialmente os produtores rurais que atendem e trabalham na Ceasa Curitiba.

Quitandinha

O presidente da câmara de Quitandinha, Eleandro Galo (Pode), confirmou que passa a fazer parte da base do prefeito Zé Quirera (Pros), o que pode mudar o cenário político no município. Ele disse que nestes primeiros meses de gestão teve seus altos e baixos na relação com o executivo, mas que nesta semana conversou com o prefeito e que quem vai sair ganhando com isso é a população. “Respeito os demais companheiros do legislativo, mas acredito que um trabalho conjunto com o executivo vai beneficiar o povo”, falou o presidente da câmara.

Vacina Covid-19
Após o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) publicar em seu portal os resultados de levantamento sobre a publicidade dada ao processo de imunização da população contra a Covid-19 realizado junto aos 399 municípios do Paraná, 49 deles solicitaram a reanálise de seus portais da transparência. Destes, 29 tiveram sua pontuação melhorada depois de implementarem, com sucesso, medidas recomendadas pela Corte sobre o assunto. Da região, Contenda é um dos municípios citados.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email