terça-feira, 23
 de 
abril
 de 
2024

Politicando 29/09/2017

Salários dos servidores

O secretário de Estado da Fazenda do Paraná, Mauro Ricardo Costa, informou nesta semana durante audiência na Assembleia Legislativa que os servidores estaduais não terão reposição inflacionária nem reajuste salarial até o final do próximo ano. Segundo o secretário, as despesas públicas só podem crescer com base na inflação do ano anterior em 2017 e 2018 e não há espaço para qualquer ampliação das despesas correntes, sob pena de descumprirmos o teto estabelecido na legislação federal.

Investigação contra Lula

A defesa do ex-presidente Lula (PT) entregou ao juiz Sérgio Moro recibos de pagamento do aluguel do imóvel em São Bernardo do Campo que era ocupado por Lula nos últimos anos. Ocorre que os recibos contêm datas que não existem no calendário e ontem o advogado do dono do imóvel informou que os recibos foram assinados todos de uma só vez no final de 2015, quando a Operação Lava Jato já estava em curso. São fatos que podem complicar ainda mais a situação do ex-presidente junto a Justiça.

Vereadores I

A notícia de criação do 13º salário para os vereadores de Mandirituba resultou em diversas manifestações nas redes sociais e na veiculação de notícia inclusive nos veículos de circulação estadual. A população acredita que o projeto poderá ser revogado ou rejeitado pelo executivo. Ontem, o presidente da câmara, Guilherme Chupel (Pen), entrou em contato com a reportagem de O Regional e informou que a proposta será paralisada.

Vereadores II

E como era de esperar, a pretensão de criação do salário extra de fim de ano ganhou um novo adepto. Em Piên, o vereador João Nunes (PSD), informou no uso da palavra livre da câmara na reunião de terça-feira que pretende apresentar projeto semelhante no município. O posicionamento de João Nunes passou a ser durante a semana criticado na cidade. O vereador Clever Beil (PMDB) já se posicionou contra a instituição do 13º salário.

Cassado

Os vereadores de Arapoti, região dos Campos Gerais, cassaram o mandato do prefeito Braz Rizzi (Dem). Eles tomaram a decisão após denúncia de que o prefeito emprestou, sem trâmite legal e informação ao legislativo, máquinas agrícolas da prefeitura para uma associação de produtores rurais.

Diárias

A Vara da Fazenda Pública da Comarca de Guaratuba proibiu o pagamento de diárias para os vereadores e servidores do poder legislativo do município. A proibição foi baseada no expressivo valor das diárias e na ausência da prestação de contas. A ação também pede anulação da resolução da câmara que aumentou o valor das diárias pagas pela casa. Para o Ministério Público, os valores “são imorais e irrazoáveis”.

Mandirituba

A prefeitura de Mandirituba informou que obteve a liberação de três certidões negativas e que possui uma única pendência para obter o quarto documento obrigatório para assinatura de convênios e empréstimos financeiros. A expectativa, segundo o poder executivo, é obter R$ 5 milhões em investimentos assim que toda documentação esteja disponível.

Prefeita de Quitandinha, Maria Julia Wojcik (PSDB). Foto: Arquivo/O RegionalQuitandinha

A prefeita de Quitandinha, Maria Julia Wojcik (PSDB), anunciou nesta semana três importantes mudanças em sua equipe. Sergio Tuchinski deixou a gerência de Agricultura e assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras, pasta que era ocupada pelo ex-vereador Gilson Ribas. Ribas foi nomeado secretário de Desenvolvimento Econômico em substituição a Jeferson Wojcik, que é filho da prefeita e servidor efetivo na função de técnico agrícola.

Campo do Tenente

Candidato na última eleição para prefeito em Campo do Tenente, Alexandre Vianna (PSD), mantém frequente agenda com lideranças que participaram da sua campanha. Ele avalia como positiva a presença de uma terceira via política no município e acredita que a proposta ganhará ainda mais corpo nos próximos anos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email