segunda-feira, 18
 de 
outubro
 de 
2021

Politicando 29/03/2019

Presos
O ex-governador Beto Richa (PSDB) preso dia 19 permanece no Complexo Médico Penal (CMP), em Pinhais. Esta é a segunda semana do ex-governador no local, o que já é a sua mais longa estadia atrás das grades. Curiosamente, Beto Richa está instalado em uma sala considerada de estado maior, que no ano passado foi preparada para receber o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Junto com o tucano foram presos também seu ex-assessor Ezequias Moreira e o empresário Jorge Atherino.

Delações

São várias as operações em curso no Paraná por conta do desvio de verbas públicas e corrupção passiva. Duas delas têm resultado em maior movimentação por parte da Polícia e do Ministério Público, a Quadro Negro, que trata da corrupção na construção de escolas estaduais, e a Integração, da corrupção nos contratos com as empresas de pedágios. E existe forte expectativa de novas delações nas próximas semanas e meses.

Prefeituras

Das dez cidades da região em quatro os atuais prefeitos já estão no segundo mandato e, portanto, não vão concorrer à reeleição. Em Rio Negro, Campo do Tenente, Contenda e Fazenda Rio Grande os grupos que hoje estão na prefeitura terão que definir em breve quem serão seus representantes na próxima eleição. O desafio, nestes casos, é conquistar um terceiro mandato consecutivo, uma tarefa que não é das mais fáceis.

Piên

O prefeito eleito de Piên, João Padeiro (PSDB), divulgou na tarde de ontem o primeiro nome do seu secretariado, na pasta da Educação. Quem assumirá é Norilda Grossl Sacht, graduada em pedagogia e letras e pós-graduada em psicopedagogia, tecnologia em educação e comunicação e em coordenação pedagógica. Segundo o prefeito eleito, isto vem ao encontro do que disse em campanha quanto à valorização de servidores de carreira, caso de Norilda. Também anunciou que irá enviar projeto ao legislativo para incorporar as pastas de Esporte, Cultura e Lazer à Educação, dentro de seu projeto de redução de gastos com cargos em comissão.

Previdência

O deputado federal do Paraná, Toninho Wandscheer, líder do PROS, informou que participou junto a outros 12 líderes, de ato a favor da Reforma da Previdência, porém com modificações no texto enviado pelo Governo. Eles são contra as mudanças propostas pelo Palácio do Planalto para o pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago a idosos de baixa renda, e a aposentadoria rural.

Vereadores de Tijucas e o presidente da Comec, Gilson Santos. Foto: DivulgaçãoTijucas do Sul

Os vereadores Zé Antônio (PROS), Claudemir Pereira da Rocha (PROS), Antonio Claudio Martins (PSDB) e Manoel Marcos da Silva (Maneco) (PSL), de Tijucas do Sul, estiveram nesta semana em reunião na Comec. Na oportunidade falaram sobre plano diretor, transporte e turismo. No encontro com o presidente Gilson Santos, ficou combinado que nas próximas semanas será realizada uma reunião técnica incluindo a participação da prefeitura.

Mandirituba

O vereador e presidente da câmara de Mandirituba, Fernando Teixeira (PMB), apresentou requerimento no legislativo sugerindo a construção de um heliponto próximo da futura policlínica que será implantada na cidade. Segundo ele, há necessidade de um espaço para pouso e decolagem de aeronaves em casos de emergência. Texeira também tratou na câmara da extinção da cobrança de taxa mínima no abastecimento de água, tema que vem sendo recorrente em diversos municípios.

Fazenda Rio Grande

A identificação de um adolescente de 14 anos de Fazenda Rio Grande com um arsenal de armas em sua casa foi notícia estadual nesta semana e, consequentemente, levantou o tema em todas as cidades da região. O questionamento geral é como poder público, escolas e secretarias de Educação estão se preparando para questões dessa natureza.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email