sexta-feira, 26
 de 
abril
 de 
2024

Politicando 29/01/2016

Curitiba
Por determinação de contrato estabelecido entre empresas e sindicato dos motoristas e cobradores, a nova tarifa do transporte coletivo de Curitiba passa a valer a partir do dia 1º de fevereiro. O valor está sendo reajustado entre 40 e 50 centavos, passando de R$ 3,30 para R$ 3,70 ou 3,80. Embora houvesse uma pressão por parte das empresas para que o valor fosse de 4 reais, a prefeitura trabalha para praticar o menor reajuste possível. A definição é esperada para hoje.
Piên
O prefeito de Piên, Gilberto Dranka (PSD), acredita que o primeiro semestre do ano será de importantes avanços para o município. Ele destaca o início das obras de pavimentação no trecho que liga o centro da cidade ao Distrito Industrial e da super creche. Dranka destaca ainda que no final do ano conseguiu zerar as pendências financeiras com o governo federal. “Fomos atrás e conseguimos receber pendências importantes”, enfatizou.
Lapa
A prefeita da Lapa, Leila Klenk (PT), reforçou nesta semana a importância do trabalho realizado desde o início de dezembro na limpeza e organização da cidade. Todo o centro urbano e principalmente o centro histórico estão com manutenção permanente. Segundo a prefeitura, é uma época do ano de visitas turísticas e de familiares, o que exige um cuidado especial da cidade.
Prefeito de Mandirituba, Onildo Geltti (PP) e deputado federal Luiz Nishimori (PR)/Foto: Assessoria de Imprensa / Prefeitura de MandiritubaMandirituba
Nesta semana, o prefeito de Mandirituba, Onildo Gelatti (PP), recebeu o deputado federal Luiz Nishimori (PR), para tratar de eventuais parcerias com a prefeitura do município. A intenção é que Nishimori engrosse a lista de parlamentares que anualmente destinam emendas do orçamento da União para Mandirituba. Segundo o prefeito, o encontro foi positivo e a intenção é apresentar sugestão de recursos para as áreas de saúde e infraestrutura urbana.
Campo do Tenente
Em Campo do Tenente, parece que a relação entre o prefeito Jorginho Quege (PMDB) e o vice-prefeito Baby Negrelli (PDT) caminha de forma bastante positiva. Durante todo o ano passado cogitou-se uma candidatura independente de Negrelli, podendo concorrer com o atual prefeito. Agora, pelo que parece, já há um outro cenário.
Agudos do Sul I
O PSDB de Agudos do Sul, partido do presidente da câmara de vereadores, José Amilton Bizzotto, estuda a viabilidade de candidatura a prefeito no município. Para isso, já estariam adiantadas as conversas com o executivo. O nome mais forte dos tucanos agudosulenses é do empresário Mauro Negrelli. Ele não descarta a ideia e afirma que tudo depende de passos futuros.
Agudos do Sul II
Com empreendimentos no centro da cidade e bastante relacionados com a comunidade, Mauro Negrelli e Iwerson Pires (DEM) são dois nomes constantemente citados nas especulações políticas do município. Ambos se dedicam às suas atividades comerciais sem descartar a possibilidade de candidatura, mas avaliam que o envolvimento com a política e uma possível gestão em épocas de crise poderão influenciar em seus empreendimentos.
Empregos I
O saldo de empregos foi negativo no ano passado no Paraná. Foram fechados 75 mil postos de trabalho com carteira assinada, segundo o Cadastro do Ministério do Trabalho. Quem mais perdeu emprego foram Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá, Londrina e Arapongas. Por outro lado sai a lista das cidades que mais criaram postos de trabalho. Pela ordem foram Pontal do Paraná, Matinhos, Medianeira, Matelândia, Paraíso do Norte, Ortigueira, Palotina, Telêmaco Borba, Araucária e Cafelândia.
Empregos II
Curiosamente, entre as que mais criaram empregos no ano de 2015 estão pequenos municípios do interior do Paraná, como Matelândia e Paraíso do Norte. Uma ótima provocação para governos municipais da região se aprofundarem nos dados e verificar quais foram as iniciativas e ações que resultaram na geração desses postos de trabalho. O ano de 2016 promete forte recessão no mercado de trabalho.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email