terça-feira, 22
 de 
abril
 de 
2025

Politicando 29/01/2016

Curitiba
Por determinação de contrato estabelecido entre empresas e sindicato dos motoristas e cobradores, a nova tarifa do transporte coletivo de Curitiba passa a valer a partir do dia 1º de fevereiro. O valor está sendo reajustado entre 40 e 50 centavos, passando de R$ 3,30 para R$ 3,70 ou 3,80. Embora houvesse uma pressão por parte das empresas para que o valor fosse de 4 reais, a prefeitura trabalha para praticar o menor reajuste possível. A definição é esperada para hoje.
Piên
O prefeito de Piên, Gilberto Dranka (PSD), acredita que o primeiro semestre do ano será de importantes avanços para o município. Ele destaca o início das obras de pavimentação no trecho que liga o centro da cidade ao Distrito Industrial e da super creche. Dranka destaca ainda que no final do ano conseguiu zerar as pendências financeiras com o governo federal. “Fomos atrás e conseguimos receber pendências importantes”, enfatizou.
Lapa
A prefeita da Lapa, Leila Klenk (PT), reforçou nesta semana a importância do trabalho realizado desde o início de dezembro na limpeza e organização da cidade. Todo o centro urbano e principalmente o centro histórico estão com manutenção permanente. Segundo a prefeitura, é uma época do ano de visitas turísticas e de familiares, o que exige um cuidado especial da cidade.
Prefeito de Mandirituba, Onildo Geltti (PP) e deputado federal Luiz Nishimori (PR)/Foto: Assessoria de Imprensa / Prefeitura de MandiritubaMandirituba
Nesta semana, o prefeito de Mandirituba, Onildo Gelatti (PP), recebeu o deputado federal Luiz Nishimori (PR), para tratar de eventuais parcerias com a prefeitura do município. A intenção é que Nishimori engrosse a lista de parlamentares que anualmente destinam emendas do orçamento da União para Mandirituba. Segundo o prefeito, o encontro foi positivo e a intenção é apresentar sugestão de recursos para as áreas de saúde e infraestrutura urbana.
Campo do Tenente
Em Campo do Tenente, parece que a relação entre o prefeito Jorginho Quege (PMDB) e o vice-prefeito Baby Negrelli (PDT) caminha de forma bastante positiva. Durante todo o ano passado cogitou-se uma candidatura independente de Negrelli, podendo concorrer com o atual prefeito. Agora, pelo que parece, já há um outro cenário.
Agudos do Sul I
O PSDB de Agudos do Sul, partido do presidente da câmara de vereadores, José Amilton Bizzotto, estuda a viabilidade de candidatura a prefeito no município. Para isso, já estariam adiantadas as conversas com o executivo. O nome mais forte dos tucanos agudosulenses é do empresário Mauro Negrelli. Ele não descarta a ideia e afirma que tudo depende de passos futuros.
Agudos do Sul II
Com empreendimentos no centro da cidade e bastante relacionados com a comunidade, Mauro Negrelli e Iwerson Pires (DEM) são dois nomes constantemente citados nas especulações políticas do município. Ambos se dedicam às suas atividades comerciais sem descartar a possibilidade de candidatura, mas avaliam que o envolvimento com a política e uma possível gestão em épocas de crise poderão influenciar em seus empreendimentos.
Empregos I
O saldo de empregos foi negativo no ano passado no Paraná. Foram fechados 75 mil postos de trabalho com carteira assinada, segundo o Cadastro do Ministério do Trabalho. Quem mais perdeu emprego foram Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá, Londrina e Arapongas. Por outro lado sai a lista das cidades que mais criaram postos de trabalho. Pela ordem foram Pontal do Paraná, Matinhos, Medianeira, Matelândia, Paraíso do Norte, Ortigueira, Palotina, Telêmaco Borba, Araucária e Cafelândia.
Empregos II
Curiosamente, entre as que mais criaram empregos no ano de 2015 estão pequenos municípios do interior do Paraná, como Matelândia e Paraíso do Norte. Uma ótima provocação para governos municipais da região se aprofundarem nos dados e verificar quais foram as iniciativas e ações que resultaram na geração desses postos de trabalho. O ano de 2016 promete forte recessão no mercado de trabalho.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email