Presidenciável
Está cada vez mais clara a intenção do governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), em projetar seu nome no cenário nacional com vistas para 2026. Ele já é citado em todos os principais programas televisivos e por caciques da política nacional como potencial candidato a presidência da república. Ontem, por exemplo, Ratinho Junior foi uma das personalidades mais assediadas pela imprensa na posse do novo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso.
Piên
O prefeito de Piên, Maicon Grosskopf (Rep), esteve nesta semana na nova sede da Secretaria de Estado das Cidades – Secid, reunido com o secretário Eduardo Pimentel, e o presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná – AMEP, Gilson Santos. Na oportunidade, Maicon apresentou uma nova proposta de investimentos em infraestrutura no município, ampliando assim a extensão de estradas pavimentadas. O Governo do Estado vai analisar a solicitação, destacando que Piên tem apresentado um índice altamente satisfatório de execução de projetos.
Plano Diretor
O Governo do Estado, através da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná – AMEP, considerou bastante positiva a realização da primeira audiência pública no Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado – PDUI da região metropolitana. Todos os municípios, de forma simultânea, participaram do evento e tiveram a oportunidade de fazer suas primeiras contribuições ao novo plano diretor. Agora os trabalhos seguem com a promoção das oficinas técnicas setoriais.
Contenda I
A prefeitura de Contenda anunciou, nesta semana, o cancelamento da 1ª ExpoContenda. A medida foi tomada em virtude das constantes quedas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O evento aconteceria entre os dias 11 e 15 de novembro e seria em comemoração ao 72º aniversário da cidade.
Contenda II
Com a decisão, a administração municipal informou que vai priorizar os recursos para a realização dos serviços essenciais da cidade, buscando garantir o bem-estar da população. Ainda de acordo com a prefeitura, mesmo com a confirmação de vários patrocinadores e expositores, houve uma sequência de quedas bruscas de repasses financeiros para o município, fazendo com que a prefeitura cancelasse a festa de aniversário.
TCE-PR I
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) julgou procedente denúncia de cidadã, que noticiou irregularidades em Fazenda Rio Grande em relação à extrapolação do limite de gastos com despesas com pessoal fixado pelo artigo 20 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Em razão da decisão, o ex-prefeito Márcio Wozniack (gestão 2017-2020) recebeu dez multas de R$ 5.312,80, que somam R$ 53.128,00.
TCE-PR II
De acordo com o TCE-PR, a denunciante alegou que o município já havia extrapolado por cinco quadrimestres o limite para despesas com pessoal; e encerrou o primeiro quadrimestre de 2017 com 60,14% receita corrente líquida (RCL) com despesas de pessoal, fechando o sexto ciclo sem diminuir esses gastos. O prefeito pode agora recorrer junto ao Tribunal de Contas apresentando justificativa e defesa.