quarta-feira, 5
 de 
fevereiro
 de 
2025

Politicando 28/08/2015

Mandirituba
A presença de uma equipe da Rede Globo de Televisão em Mandirituba causou alvoroço durante toda a semana no município. Não há confirmação, mas comenta-se que a matéria deverá ser exibida em uma das edições do programa Fantástico. A reportagem trata de recursos da prefeitura que não possuem comprovação correta de utilização.
Prefeita da Lapa, Leila Klenk (PT)/Foto: Arquivo / O RegionalLapa
A prefeita da Lapa, Leila Klenk (foto) (PT), anunciou nesta semana que está prevista a construção de uma nova unidade de saúde na rua Souza Naves, no espaço que fica próximo a central de ambulâncias. A intenção é fortalecer o atendimento aos moradores dos bairros Vila Esperança, Santo Antônio, Cristo Rei, Santa Zélia e Magalhães. Para a secretária de Saúde, Lígia Cardieri, o atual governo do município vem fortalecendo a atenção básica de saúde e estruturando o setor.
Filiações
Em toda região é grande a movimentação por conta do prazo de filiações para quem pretende disputar a eleição no próximo ano. Falta um mês para que todos os registros estejam realizados. Além do período, os interessados também precisam tomar cuidado com a dupla filiação e o domicílio eleitoral.
Tijucas do Sul I
Em Tijucas do Sul o Partido dos Trabalhadores (PT) deverá perder suas principais lideranças. É dada como certa a desfiliação dos três vereadores – Zé Antonio, Maneco e Professor Claudemir e do secretário de Administração Hélio de Oliveira. Devem migrar para o PP, PTB e PDT. No caso do PT, há vários movimentos de desfiliação com a justificativa de que a legenda não cumpre mais com seu programa e os atos de corrupção constrangem seus filiados.
Tijucas do Sul II
O prefeito de Tijucas do Sul, Altair Gringo (PP), recebeu nesta semana a chefe do escritório regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Edilaia Vieira. Na oportunidade visitaram a saibreira do bairro Pinhal, que foi documentada e está apta para retirada de material. A secretária de Meio Ambiente, Jane Dissenha, e o secretário de Indústria e Comércio, Amarildo Carvalho, participaram do encontro. Segundo Gringo, o município depende do apoio e acompanhamento do IAP em vários projetos.
Piên I
Com um mandato de vereador e outro de vice-prefeito no currículo, Moacir Gravi Gonçalves, dirigente local do DEM, acredita ter condições políticas de disputar o cargo de prefeito na próxima eleição. Ele reconhece que seria necessário pelo menos mais dois partidos na coligação e uma estrutura pessoal e financeira para viabilizar a campanha, mas que há tempo para isso.
Piên II
Principal nome da oposição em Piên, o ex-vereador João Padeiro (PSDB) esteve em Curitiba nesta semana e aproveitou para visitar Gilson Santos na prefeitura da capital. Segundo ele, o grupo trabalha com pelo menos cinco nomes, incluindo o seu, para a composição de uma chapa majoritária. Ele citou ainda Claudemir Andrade (PSC), Francisco Marques (PSC), Pedrinho da Farmácia (PSDB) e Jaqueline Niezer (PSC). A definição será feita através de pesquisa.
Piên III
A notícia de que o vereador Gelvásio Malinoski (PSL) estaria disposto a trocar de partido colocou em alerta os suplentes da coligação PSL/PMDB/PT. Pela ordem, se Gelvásio deixar o partido quem teria direito a sua cadeira na câmara de vereadores é o primeiro suplente Salvador Fagundes (PT). São ainda suplentes Joanicio Machado (PMDB) e Dolíria Senn (PSL). Levando em consideração que em Piên há uma boa remuneração e espaço de trabalho no legislativo, dez meses na casa podem fazer diferença numa campanha eleitoral.
Fazenda Rio Grande
O empresário e ex-vereador Ricardo Miranda, de Fazenda Rio Grande, assumiu a direção do Partido Republicano da Ordem Social (PROS) na cidade. Segundo ele, a intenção é abrir espaço para novas lideranças e colocar nomes do meio político a disposição para eventuais candidaturas no próximo ano. Ricardo Miranda não confirma, mas também não descarta participação no pleito de 2016.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email