terça-feira, 28
 de 
setembro
 de 
2021

Politicando 28/05/2021

Na história

O Paraná perdeu ontem um dos seus grandes ícones da vida pública e principalmente da arquitetura e urbanismo. Morreu aos 83 anos o ex-prefeito de Curitiba e ex-governador Jaime Lerner. Revolucionário e responsável pela grande transformação e inovação na capital do estado como cidade modelo, Lerner passou a ser conhecido no mundo todo. Entre as grandes contribuições está a implantação do sistema de BRT e a rede integrada do transporte coletivo. Jaime Lerner deixa duas filhas.

RMC I

A Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba – Comec e o Instituto Água e Terra – IAT do Governo do Estado realizarão no próximo dia 1º, terça-feira, em plataforma virtual a apresentação e lançamento dos resultados do Projeto de Mapeamento Geológico-Geotécnico na Região Metropolitana. Mapas de unidades de terreno compõe o trabalho que na sequência será disponibilizado aos municípios e ao público em geral.

RMC II

Segundo o presidente da Comec, Gilson Santos, com o trabalho de mapeamento geológico e geotécnico será possível entender como está a composição do solo nesses municípios da região metropolitana e consequentemente saber o que é possível e se é permitido ocupar aquele determinado terreno. Os mapas foram desenvolvidos com a presença de uma legenda explicativa e de fácil entendimento do público em geral.

Pandemia
Apertou de forma bastante expressiva a contaminação e transmissão do vírus nas cidades da região. E como não há mais leitos de UTI disponíveis nos hospitais da capital, qualquer necessidade e socorro neste sentido terá que ser suportado pelas unidades básicas de saúde dos próprios municípios. Os prefeitos tem procurado agir com coerência diante na necessidade da manutenção da economia, evitando fechamentos de atividades, porém a própria população não está colaborando com aglomerações sociais especialmente em fins de semana.

Piên
O prefeito de Piên, Maicon Grosskopf (Republicanos), se manifestou nas redes sociais declarando pesar pelo falecimento da Sargento Andreia Oliveira, ocorrido no sábado, após luta contra o câncer. Por muitos anos ela atuou no município no comando da Polícia Militar. O 28º Batalhão da Polícia Militar, da Lapa, também prestou homenagem e destacou o trabalho da Sargento Andreia, que no início do mês havia completado 25 anos de serviços a PM.

Tijucas do Sul
O prefeito de Tijucas do Sul, Altair Gringo (PP), o vice-prefeito Professor Claudemir (Pros) e o diretor municipal de Cultura Jefferson Rocha estiveram recentemente em reunião com o deputado Estadual Arilson Chiorato (PT), que garantiu emenda de 100 mil reais para serem investidos na área da Saúde e na aquisição de um veículo para o Departamento de Cultura.

Fazenda Rio Grande
O prefeito de Fazenda Rio Grande, Nassib Hammad (PSL), anunciou nesta semana que obteve junto ao secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu), João Carlos Ortega, investimentos de R$ 136 milhões para obras estruturantes no município. Com o recurso está previsto a implantação de uma nova ponte na ligação com Curitiba e de uma trincheira na BR 116 para eliminar semáforos e resolver o problema de congestionamento no meio da cidade.

Lapa
A Comissão Especial de Investigação da Assembleia Legislativa do Paraná que apura irregularidades na fila da vacinação no Estado esteve ontem na Lapa. Na cidade, o CPF de um homem foi usado na vacinação no dia 25 de fevereiro deste ano, mas curiosamente consta através de atestado de óbito que essa mesma pessoa faleceu no dia 18 de março de 2016, aos 85 anos. Na relação de vacinados disponibilizada pela prefeitura aparece que realmente esse indivíduo recebeu a imunização. O caso está sendo investigado.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email