sexta-feira, 19
 de 
abril
 de 
2024

Politicando 28/03/2024

Politicando
Politicando

Janela partidária

Faltando menos de 10 dias para o fechamento da janela partidária a movimentação de filiações e formação de chapas visando a eleição municipal se intensifica nessa última semana. Com dificuldade de filiações e candidaturas principalmente de mulheres, existe uma tendência de que sobrem partidos nesta eleição.

Contenda

Em Contenda os vereadores ligados ao vice-prefeito Gilmar Carpejani estudam concentrar forças em uma única sigla. Com isso seriam 4 vereadores com mandato e mais um suplente num único partido. O partido escolhido seria o PSD, onde o Carpejani deve lançar sua candidatura a prefeito.

Curitiba I

O Portal Ric Notícias divulgou pesquisa ontem onde Deltan Dallagnol (NOVO) e Eduardo Pimentel (PSD) lideram as intenções de votos em Curitiba em enquete feita pelo instituto Ágili. Os dois estão tecnicamente empatados em 3 cenários analisados. No cenário 1, com sete candidatos, Deltan Dallagnol lidera com 18,72%, seguido por Eduardo Pimentel com 17,84%. Em terceiro vem Luciano Ducci (PSB), com 11,93%. Beto Richa (PSDB) tem 10,43%, Carol Dartora (PT) tem 5,78%. Luizão Goulart (SOL) aparece com 4,15%, Goura (PDT) tem 3,77%. 15,08% não iriam votar em nenhum dos candidatos e 12,31% não sabem ou não responderam.

Curitiba II

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos possíveis candidatos não são apresentados aos entrevistados, Pimentel lidera com 8,56%. Rafael Greca, que não é pré-candidato, pontuou com 5,54%. Dallagnol teve 2,02%. Todos os outros nomes não chegaram a 2%. O instituto também mediu as rejeições dos candidatos. Richa lidera com 43,11%. Seguido de Dartora 7,39%, Ducci 6,27%, Dallagnol 6,14%, Pimentel 4,26%, Leprevost 3,38%, Goura 2,51%, Paulo Martins 1,75%, Goulart 1,38%. A pesquisa foi feita de 21 a 25 de março com 800 eleitores por telefone. Nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 3,5% para mais ou menos. Ela está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número PR-01956/2024.

Fazenda Rio Grande

A partir de recomendação administrativa emitida pelo Ministério Público do Paraná, por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Fazenda Rio Grande, foi inaugurada na sexta-feira, 15 de março, uma unidade própria do Procon na cidade. A recomendação foi expedida em consequência de procedimento administrativo instaurado em junho do ano passado, para incentivar a estruturação do Procon. O órgão passa a funcionar na Avenida das Araucárias 24, bairro Eucaliptos, anexo ao Terminal rodoviário de Fazenda Rio Grande. Além do atendimento presencial, de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, receberá demandas pelo telefone (41) 3608-7778 e pelo e-mail procon@fazendariogrande.pr.gov.br. .

Contas municipais

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) prorrogou para 8 de abril o prazo para que os municípios consolidem e encaminhem os dados relativos aos meses “zero” (abertura do exercício), de janeiro e de fevereiro para o Sistema de Informações Municipais – Acompanhamento Mensal (SIM-AM) da Corte. O motivo para a medida foi a indisponibilidade temporária dos sistemas informatizados da Casa ocorrida entre os dias 15 e 19 de março para a implantação do novo data center do órgão de controle.

Bombeiros

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná – TCE avaliou que os municípios podem efetuar transferência voluntária de recursos para a manutenção das atividades de unidade local do Corpo de Bombeiros Militar, por meio de convênio, desde que sejam observadas as disposições legais. Essa foi a orientação do Pleno do TCE-PR, em resposta à Consulta formulada pelo Município de Dois Vizinhos, na Região Sudoeste.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email