sexta-feira, 19
 de 
abril
 de 
2024

Politicando 27/04/2012

Saneamento nos municípios
O jornal O Regional apresentou na última semana reportagem com números relativos ao saneamento básico na região. A matéria mostrou que em alguns municípios não há nenhuma ligação, ou seja, o saneamento básico está no zero. No entanto, vale ressaltar que muitas cidades tiveram projetos aprovados junto ao governo federal e já estão iniciando obras de saneamento básico, como é o caso de Quitandinha, Mandirituba e Contenda.
Vereador Gima de Mandirituba/Foto:ArquivoMandirituba I
O vereador Gima (PDT), de Mandirituba, solicitou nesta semana que as contas do poder legislativo sejam apresentadas mensalmente no plenário da casa. Ele também sugeriu que o poder executivo tome iniciativa semelhante. O presidente da câmara municipal, vereador Zé Luiz (PSD), informou que as contas encontra-se disponíveis no site da câmara, mas que não haverá problemas de apresentá-las em uma reunião legislativa.
Mandirituba II
Como já era de se esperar em período pré-eleitoral, os ânimos em algumas reuniões legislativa ficam mais acirrados e animados. Em Mandirituba, por exemplo, o vereador Celso Batata (PDT) fez um desabafo nas últimas reuniões. Ele rebateu críticas do período em que esteve a frente do setor rodoviário da prefeitura. Veja video no site oregionalpr.com.br.
Lapa
O diretório municipal do Partido dos Trabalhadores – PT da Lapa esta preparando um grande encontro para as próximas semanas. Será uma prévia da convenção do partido que vai sacramentar a candidatura de Leila Klenk a prefeitura do município. PV e PT do B caminham juntos para uma composição com o PT. Há ainda outros partidos na linha de trabalho para a aliança.
Piên
Maioria dos vereadores de Piên votaram pela manutenção do veto do prefeito Gilberto Dranka (PSD) ao projeto que criava a câmara mirim no município. Édi Jhon (Dem), Sônia Schier (PSDC), Eduardinho Ferreira (PSDC) e Arlindo Machado (PSDB) votaram pela criação da câmara mirim. Élio Taborda (PDT), Leonides Ritzmann (PP), Nivaldo Knopk (PSL), Joanício Machado (PMDB) e Taxinha Ramos (PT) votaram contra a câmara mirim.
Tijucas do Sul
A prefeitura de Tijucas do Sul promoveu uma parceria com o poder público de Campo Alegre para a reforma da ponte do Rio Negro na comunidade do Ximbuvinha. Houve a colocação de novos pilares, erguidas paredes de contenção e instaladas novas vigas e pranchas de eucalipto. O trabalho já está concluído.
Contenda
O vereador Gilmar Carpejani (PSC), de Contenda, defende uma composição do seu partido com o PPS do vereador Ataul Carvalho Junior. Segundo ele, os nomes de Ataulzinho e do medico André Saliba (PSC) são importantes para um novo projeto politico no município. “Há um sentimento de renovação e novas praticas na administração pública, sentimos isso nas ruas, nas comunidades rurais. Essa será uma eleição diferente”, declara Carpejani.
Apoios
Ainda não está bem definido na região entre os pré-candidatos a prefeito as possibilidades de apoiamentos das esferas superiores, ou seja, governo estadual e governo federal. No Paraná o governador Beto Richa, do PSDB, é adversário do PT, que consequentemente é o partido da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula. Sendo assim, muito provável que um mesmo candidato não tenha os dois apoios e ai que vem a curiosidade da engenharia política.
Nepostimo
O ex-prefeito de Agudos do Sul, Zezo Pires (Dem), ainda responde processo na Justiça pela prática do nepotismo, ou seja, por ter empregado parentes na época da sua gestão. A intenção aqui não é emitir juízo ou posição, mas a simples constatação que tal prática sempre prevaleceu nas admistrações públicas dos municípios da região, no passado, no presente e certamente no futuro. E, pasme, apenas um gestor foi processado.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email