sexta-feira, 19
 de 
abril
 de 
2024

Politicando 27/01/2017

Empregos

O governo do estado divulgou nesta semana que o Paraná ficou em primeiro lugar no ranking que avalia o Programa de Intermediação de Mão de Obra, levando em conta os números de 2016. No ano passado, em meio a grande recessão, 400.396 pessoas conseguiram um emprego pelas Agências do Trabalhador no Brasil. E 78.287 foram em Agências do Paraná, ou seja, 20% do total do país. No estado, a captação de vagas de emprego nas Agências do Trabalhador é mais que o dobro da estimativa nacional.

Assomec

Na eleição para o novo mandato da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), o prefeito de Contenda e até então presidente da entidade, Carlão Stabach (PMDB), colocou seu nome à disposição para continuar na direção da associação. Não emplacou. O prefeito de Fazenda Rio Grande, Marcio Wozniack (PSDB), se candidatou e foi aprovado por unanimidade.

Conresol

Já na disputa pela presidência do Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos (Conresol) foi expressiva a campanha de dois pretendentes, o prefeito de Mandirituba, Luís Antônio Biscaia (PSC), e de Campo Magro, Claudio Casagrande (PSD). Além de ligações telefônicas para prefeitos, teve corpo-a-corpo com visitas nos municípios associados. E foi além, deputados entraram na disputa reforçando os contatos com os prefeitos com direito a voto. Mas ambas as campanhas não tiveram êxito pela presidência do consórcio. O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PMN), entrou na disputa e usou a força da capital para se eleger o novo presidente. Luís Antônio ficou como vice-presidente.

Prefeituras

Em Tijucas do Sul, a prefeitura implantou um novo modelo exigindo dos servidores cuidados com os equipamentos. Foto: Arquivo/O RegionalQueixa geral em boa parte das prefeituras da região sobre o estado dos parques de máquinas e veículos. Em Mandirituba e Tijucas do Sul, por exemplo, uma auditoria e uma moratória foram anunciadas, respectivamente, pelos novos gestores. Em alguns municípios, a recuperação e melhoria das estradas é essencial neste período de escoamento das safras. Em Tijucas do Sul, a prefeitura implantou um novo modelo exigindo dos servidores cuidados com os equipamentos.

Campo do Tenente I

Os vereadores de Campo do Tenente já realizaram duas reuniões neste início de ano. Em ambos os encontros foi debatido e aprovado o projeto que trata da revisão anual da remuneração dos servidores municipais ativos, inativos e pensionistas. Haverá um reajuste de 6,43% já incluindo a folha de pagamento do mês de janeiro.

Campo do Tenente II

A nova presidente da câmara de vereadores de Campo do Tenente, Solange Favaro (foto) (PSB), informou nesta semana que vem trabalhando na composição da equipe que atuará no atendimento e funcionamento do legislativo municipal e pretende no futuro breve realizar concurso público para a contratação dos servidores da casa. A realização de concurso público é uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado.

Tijucas do Sul

O prefeito de Tijucas do Sul, Cesar Matucheski (PSDB), preferiu não nomear secretário de Indústria e Comércio e vem acumulando a pasta no gabinete. Segundo ele, há necessidade de criação de uma Secretaria de Planejamento, mas no momento é necessário organizar a atual estrutura da prefeitura sem que onere os cofres público e ainda traga economia. Ele relata que todo planejamento neste primeiro momento terá consequência para todo o mandato.

Lava Jato

A bancada de deputados federais do Paraná se movimenta para indicar o juiz Sergio Moro para o cargo do ministro Teori Zavascki, morto em acidente aéreo. A informação é do deputado federal Toninho Wandscheer (Pros). O juiz Sergio Moro é o principal responsável pelas investigações da Operação Lava Jato e atualmente uma das pessoas mais influentes do país.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email