sexta-feira, 24
 de 
setembro
 de 
2021

Politicando 25/09/2020

Mulheres

O grande desafio para compor as chapas de vereadores foi mais uma vez a candidatura de mulheres. A obrigatoriedade de 30% dificultou que muitos partidos conseguissem registrar chapa completas. Em muitos casos, inclusive, siglas tiveram que cortar candidatos homens por falta de candidatas mulheres.

Contenda

Entre as candidaturas majoritárias da região a cidade de Contenda tem o maior número de representação feminina nas chapas que disputam as vagas de prefeito e vice-prefeito. No total, são duas candidatas a prefeita e duas candidatas a vice-prefeitas.

Tijucas do Sul

O ex-prefeito, de Tijucas do Sul, Altair Gringo, volta ao cenário político da cidade com uma composição partidária bastante robusta. Muitos acreditavam que ele estaria fora da disputa após ter questões administrativas pendentes junto à Justiça, mas acabou por ser liberado e registrou candidatura.

Agudos do Sul

O comerciante e atual vice-prefeito de Agudos do Sul, Mano Camargo, que se elegeu com a prefeita Luciane Teixeira (MDB), rompeu relações com a atual administração e vai disputar a eleição na chapa da oposição. Mano será candidato novamente a vice-prefeito, mas agora contra Luciane Teixeira.

Registros I

Uma das semanas mais tensas para os candidatos e suas equipes é esta que antecede o início das eleições. Registrar uma candidatura majoritária e também as chapas proporcionais requer tempo e conhecimento atualizado, já que todas as eleições o processo eleitoral apresentam novidades, e que se não percebidas, podem custar a participação no pleito. O registro consiste na apresentação de documentos de cada candidato que ficam expostos para qualquer análise, principalmente do eleitor.

Registro II

Por falar em exposição, o ex-prefeito de Piên Gilberto Dranka enviou sua documentação a justiça eleitoral e aguarda a aprovação das mesmas. Dentre os documentos, estão os processos que responde na Justiça. O assunto tem sido bastante comentado na cidade, pois apresentam informações que antes eram apenas comentadas, mas nunca vistas documentalmente, incluindo depoimentos de investigados e familiares das vítimas.

Piên

A câmara de vereadores de Piên deverá apresentar na próxima legislatura uma significativa renovação. Isso porque quatro dos nove vereadores atuais decidiram não concorrer à reeleição e estão fora da disputa. Os legisladores que abriram mão de participar do pleito são Jucélia Tureck (Dem), Kinho da Silva (PP), Joanício Machado (PP) e Élio Taborda (PDT).

Passarela metálica em Quitandinha. Foto: Arquivo/O Regional Quitandinha

A prefeita Maria Julia Wojcik (PSD) entrega oficialmente neste sábado a obra da passarela metálica que foi construída junto a ponte sobre o Rio da Várzea, na área central. De acordo com a prefeita, este investimento era um dos compromissos assumidos com a população, a qual corria sérios riscos ao dividir espaço com os veículos. Como não irá concorrer à reeleição, a prefeita deverá entregar outras obras nas próximas semanas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email