sexta-feira, 26
 de 
abril
 de 
2024

Politicando 25/09/2015

Filiações
A semana será decisiva para aqueles que pretendem disputar a eleição no próximo ano. São os últimos dias para filiação partidária, formação de diretórios, correção de filiações duplicadas e, principalmente, troca de partidos. São diversos movimentos nas cidades e uma intensa disputa dos presidentes de partidos por filiados com potencial de votos.
Rede I
A mais recente novidade no meio político se deu nesta semana, quando o Superior Tribunal Eleitoral (STE) confirmou o registro da Rede Sustentabilidade, partido da ex-senadora Marina Silva. O registro da sigla tinha sido negado em 2013. Como é um novo partido, apto a receber filiados e disputar a eleição de 2016, é bem provável que muitos corram para obter o diretório municipal da sigla.
Rede II
O Rede Sustentabilidade é uma alternativa para quem pretende mudar de partido sem perder o mandato. Principalmente por esta razão é que muitos líderes políticos locais deverão correr para conseguir o registro do partido em seus municípios. No Paraná, ainda não há definição de quem vai comandar o Rede.
Câmara Municipal de Piên/Foto: Arquivo / O RegionalPiên I
Novamente a sessão da câmara de Piên recebeu um bom público nesta semana. A participação se dá na expectativa de um posicionamento dos vereadores sobre a sugestão de redução dos salários para próxima legislatura. Os vereadores Taxinha Ramos (PT) e Jacqueline Niezer (PSC) declararam que são favoráveis a diminuição. O presidente do legislativo, Leonides Maahs (PR), informou que o assunto será debatido muito em breve pelo plenário.
Piên II
O prefeito de Piên, Gilberto Dranka (PSD), acompanha atentamente a movimentação política no município. Estrategista e muito mais experiente do que quando coordenou a campanha do pai, Orlando Dranka, em 2004, sabe que até outubro do próximo ano serão inúmeras as oscilações. O prefeito já trabalha com pelo menos dois nomes para disputar a sucessão, mas não fecha a porta para a possibilidade de novas opções de candidatura majoritária.
Campo do Tenente
E o diretório do PSDB de Campo do Tenente recebeu um importante reforço nesta semana. Trata-se do médico Douglas Souza, que está na cidade há pouco mais de 3 anos e pela sua doação e participação nos assuntos da comunidade é visto como um bom nome para compor chapa majoritária ou para disputar uma das cadeiras do legislativo.
Mandirituba
O ex-prefeito Antonio Machadinho (PDT), de Mandirituba, tem concentrado atenções na atividade profissional e relata que acompanha com serenidade o momento político do município. Ele acredita que é necessário um maior acompanhamento da população e das entidades organizadas, principalmente no sentido de que todos tenham consciência da importância do papel da prefeitura no futuro da cidade.
Agudos do Sul
O despachante Vanderlei Anderle (Dem), o Deco, de Agudos do Sul, comentou que recebeu diversos convites após publicação da nota nesta coluna na última semana. Ele disse que há motivação para disputar eleição como candidato a prefeito ou a vice-prefeito e que fará avaliação sobre as correntes políticas que vão se formar no município para 2016.
Contenda
Uma formação de chapa majoritária envolvendo o empresário Ataulzinho Carvalho (PPS) e o vereador Gilmar Carpejani (PSC) é vista com bons olhos pelos partidos que estão do outro lado da trincheira do atual governo de Contenda. Resta saber se ambos terão habilidade para essa tratativa.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email