Filiações
A semana será decisiva para aqueles que pretendem disputar a eleição no próximo ano. São os últimos dias para filiação partidária, formação de diretórios, correção de filiações duplicadas e, principalmente, troca de partidos. São diversos movimentos nas cidades e uma intensa disputa dos presidentes de partidos por filiados com potencial de votos.
Rede I
A mais recente novidade no meio político se deu nesta semana, quando o Superior Tribunal Eleitoral (STE) confirmou o registro da Rede Sustentabilidade, partido da ex-senadora Marina Silva. O registro da sigla tinha sido negado em 2013. Como é um novo partido, apto a receber filiados e disputar a eleição de 2016, é bem provável que muitos corram para obter o diretório municipal da sigla.
Rede II
O Rede Sustentabilidade é uma alternativa para quem pretende mudar de partido sem perder o mandato. Principalmente por esta razão é que muitos líderes políticos locais deverão correr para conseguir o registro do partido em seus municípios. No Paraná, ainda não há definição de quem vai comandar o Rede.
Piên I
Novamente a sessão da câmara de Piên recebeu um bom público nesta semana. A participação se dá na expectativa de um posicionamento dos vereadores sobre a sugestão de redução dos salários para próxima legislatura. Os vereadores Taxinha Ramos (PT) e Jacqueline Niezer (PSC) declararam que são favoráveis a diminuição. O presidente do legislativo, Leonides Maahs (PR), informou que o assunto será debatido muito em breve pelo plenário.
Piên II
O prefeito de Piên, Gilberto Dranka (PSD), acompanha atentamente a movimentação política no município. Estrategista e muito mais experiente do que quando coordenou a campanha do pai, Orlando Dranka, em 2004, sabe que até outubro do próximo ano serão inúmeras as oscilações. O prefeito já trabalha com pelo menos dois nomes para disputar a sucessão, mas não fecha a porta para a possibilidade de novas opções de candidatura majoritária.
Campo do Tenente
E o diretório do PSDB de Campo do Tenente recebeu um importante reforço nesta semana. Trata-se do médico Douglas Souza, que está na cidade há pouco mais de 3 anos e pela sua doação e participação nos assuntos da comunidade é visto como um bom nome para compor chapa majoritária ou para disputar uma das cadeiras do legislativo.
Mandirituba
O ex-prefeito Antonio Machadinho (PDT), de Mandirituba, tem concentrado atenções na atividade profissional e relata que acompanha com serenidade o momento político do município. Ele acredita que é necessário um maior acompanhamento da população e das entidades organizadas, principalmente no sentido de que todos tenham consciência da importância do papel da prefeitura no futuro da cidade.
Agudos do Sul
O despachante Vanderlei Anderle (Dem), o Deco, de Agudos do Sul, comentou que recebeu diversos convites após publicação da nota nesta coluna na última semana. Ele disse que há motivação para disputar eleição como candidato a prefeito ou a vice-prefeito e que fará avaliação sobre as correntes políticas que vão se formar no município para 2016.
Contenda
Uma formação de chapa majoritária envolvendo o empresário Ataulzinho Carvalho (PPS) e o vereador Gilmar Carpejani (PSC) é vista com bons olhos pelos partidos que estão do outro lado da trincheira do atual governo de Contenda. Resta saber se ambos terão habilidade para essa tratativa.