sexta-feira, 20
 de 
maio
 de 
2022

Politicando 25/08/2017

Fim das coligações

Aprovada pela comissão especial da câmara federal e prestes a ser votada em plenário, a proposta do fim das coligações é considerada como um avanço no processo político eleitoral do país. Com isso, todos os partidos que forem disputar vagas na câmara federal, assembléia legislativa e câmara de vereadores deverão ter chapa pura, ou seja, não poderão mais se agrupar. É uma forma de acabar com o balcão de negócios das coligações proporcionais.

Partidos

Com o fim das coligações, automaticamente vai acabar ou diminuir a saga dos políticos pelos partidos. Nos municípios da região, por exemplo, existe uma disputa entre os grupos para ver quem consegue a maior quantidade de partidos. Sendo eliminada as coligações, não haverá tanta razão para ter partidos se eles não conseguirão lançar chapa única de candidatos.

Renovação

Recente pesquisa mostra que pelo menos 67% dos eleitores brasileiros estão dispostos a votar em pessoas que não estão cumprindo mandatos. Ou seja, a eleição de 2018 pode ser um diferencial em se tratando de renovação nas assembleias legislativas e congresso nacional. Paralelamente a esse desejo natural dos eleitores, existem inúmeras campanhas falando sobre a renovação política no país. Junta-se a isso o fato de que todos os partidos serão obrigados a ter chapa própria na disputa.

Governo I

Para onde vai Osmar Dias (PDT)? Essa é a grande indagação do meio político no Paraná nos próximos meses. A primeira alternativa seria o Podemos, do irmão Alvaro Dias, mas há uma corrente forte na tentativa e atraí-lo para o PSB, dos deputados Alexandre Cury e Luiz Claudio Romanelli. A dificuldade de Osmar Dias pensando no futuro próximo é ficar no PDT e estar vinculado a possível candidatura do ex-presidente Lula (PT).

Governo II

Quem trafega pelo Palácio Iguaçu dá como certa a candidatura do governador Beto Richa (PSB) para uma das vagas ao senado. Segundo comenta-se, seja por ele próprio ou pela questão do filho e do irmão, Beto Richa deixará o governo em abril de 2018. O filho, Marcelo Richa (PSDB), é pré-candidato a deputado estadual, e o irmão, Pepe Richa (PSDB), seria candidato a deputado federal.

Governo III

No atual governo Beto Richa há uma divisão bastante clara de interesses quando se fala da eleição estadual de 2018. Há o grupo da vice-governadora Cida Borghetti (PP), o grupo do secretário de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior (PSD), e o grupo que defende o apoio ao ex-senador Osmar Dias (PDT). Inclusive, no caso de Osmar Dias, existem pretendentes da candidatura a vice-governador no Palácio Iguaçu. Com tudo isso há curiosidade no posicionamento do atual governador.

Prefeito de Fazenda Rio Grande, Marcio Wozniack e o vice-prefeito Silvestre Savitski. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Fazenda Rio GrandeFazenda Rio Grande

Na última sexta-feira, o prefeito de Fazenda Rio Grande, Marcio Wozniack (PSDB), realizou a transmissão de cargo ao vice-prefeito Silvestre Savitski (PPS). Após quatro anos à frente do executivo municipal, Wozniack vai sair em férias oficialmente pelo período de dez dias. O vice Savitski fica na direção da prefeitura.

Piên

A procuradora jurídica da prefeitura de Piên, Rosana Grossl, enviou nota para O Regional onde destaca que o serviço de táxi foi regularizado no município em janeiro de 2016, saindo na frente em relação a outras cidades da região. Para detalhar a informação o jornal fará nota com número de veículos, ano de fabricação, proprietários, condutores e pontos principais da regulamentação. O assunto merece atenção em todas as cidades da região e já prospectando a presença do serviço de transporte de passageiro por aplicativos.

Campo do Tenente

A prefeitura de Campo do Tenente reforçou a frota de veículos do transporte escolar com a aquisição de mais um ônibus. O veículo foi comprado com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, do governo federal. O deputado João Arruda (PMDB), intermediou a liberação do recurso.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email