sexta-feira, 24
 de 
setembro
 de 
2021

Politicando 24/04/2020

Eleições 2020. Foto: Tânia Rêgo/Agência BrasilEleições 2020 I

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou na última semana a ferramenta Título Net, que, por meio da internet, permite a confecção do título do eleitor, além de possibilitar a transferência e a regularização do documento. Esta alternativa, disponível até o dia 6 de maio, não exige em um primeiro momento a biometria dos novos eleitores e é uma forma encontrada para que as pessoas estejam aptas para as eleições municipais deste ano.

Eleições 2020 II

Esta nova ferramenta, no entanto, requer do interessado bastante atenção e a inscrição de uma série de documentos para conclusão do processo. Após efetuar o cadastro, o Cartório Eleitoral recebe a documentação e faz a avaliação da solicitação. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não divulgou quanto tempo é necessário para cada análise. O eleitor tem a possibilidade de fazer acompanhamento no site oficial por meio do protocolo de atendimento que é gerado ao término do cadastramento.

Lapa I

O vereador da Lapa, Josias Camargo Junior, historicamente do Partido dos Trabalhadores (PT) acabou deixando a sigla nos últimos dias da janela de transferência de filiações e ingressou no PDT. Josias é pré-candidato a prefeito na cidade e ao sair do PT sabe que poderá ter um caminho mais promissor na disputa. Se o PT estará com ele ou não na coligação majoritária é outra historia.

Lapa II

Já o ex-vereador Dango Leonardi, que acabou ficando de fora da última eleição por conta de uma situação de saúde na família, oficializou sua filiação no Partido Verde (PV). Com isso, passa a ser uma peça importante na sigla, já que pode disputar qualquer uma das vagas no pleito desse ano; prefeito, vice-prefeito ou vereador. O PV tem pelo menos mais outros três nomes para a chapa majoritária.

Contenda

Em Contenda, o vereador e presidente do PTB municipal, Silvio Espindola tem afirmado categoricamente que vai disputar a prefeitura na eleição de outubro. Segundo ele, há um anseio popular de mudança nos quadros que comandam a administração municipal nos últimos anos. Uma retórica do tradicional chavão “chega dos mesmos”.

Tijucas do Sul

O prefeito de Tijucas do Sul, Cesar Matucheski (PSDB), voltou a afirmar que cansou da política e não vai mesmo disputar a reeleição. Embora já tenha falado isso mais de uma vez e para diferentes veículos de imprensa, boa parte do meio político do município reluta em afirmar que é estratégia do atual governante. Na hora H, ele sai candidato.

Campo do Tenente

Com importantes obras em andamento, o prefeito de Campo do Tenente, Jorge Quege (MDB), acredita que chegará ao fim do segundo mandato com o maior volume de investimentos já realizados no município. Apesar deste panorama positivo, Quege lamenta a situação que todo o país está enfrentando com a pandemia e destaca que a prioridade neste momento está em cuidar da saúde da população.

TCE

Devido à inédita crise sanitária e econômica gerada pela pandemia mundial do coronavírus (Covid-19), o Tribunal de Contas está orientando os gestores municipais e estaduais do Paraná em relação aos procedimentos licitatórios destinados à compra de insumos e contratação de serviços para enfrentar a situação de calamidade pública imposta pela doença e às aquisições rotineiras da administração pública. É importante se ater as recomendações, já que em algumas regiões do país estão sendo várias as suspeitas de fraudes com compras emergenciais.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email