sábado, 25
 de 
maio
 de 
2024

Politicando 24/11/2023

Politicando
Politicando

Governo Estadual

Com a viagem do governador Ratinho Junior (PSD) para a Alemanha, onde foi abrir conversas com empresas fabricantes de máquinas agrícolas, o vice Darci Pianna (PSD) assumiu interinamente o governo estadual do Paraná. Há quem diga, embora de forma muito reservada, que Pianna teria chances de disputar a sucessão em 2026. Ratinho Junior retorna da viagem a Europa na próxima semana.

Fazenda Rio Grande I

Em reunião realizada na sede do diretório estadual do PSD em Curitiba, com a presença do secretário geral do partido João Carlos Ortega, foi feita a filiação do prefeito de Fazenda Rio Grande, Marco Marcondes, ao partido do governador. Toda a construção se deu pelas mãos do deputado estadual Alexandre Curi.

Fazenda Rio Grande II

Quem disputou a eleição com o PSD em 2020 foi o ex-prefeito Chico Santos, adversário na época de Marco Marcondes. A pergunta para ser respondida agora é se o grupo do governador conseguiu apaziguar as diferenças e afastar qualquer possibilidade de candidatura de Chico Santos no próximo ano. Outra questão que vai ganhar espaço nas discussões é a vaga de vice-prefeito na chapa de Marcondes.

Piên

A câmara de Piên promoveu na última quarta-feira sessão itinerante na Escola de Gramados. O encontro tratou de diversas demandas relacionadas ao bairro e houve também aprovação do programa Refis-Piên com prazo de adesão estendido, a pedido dos vereadores. Segundo o presidente da câmara, Giomar da Rosa, o Juma, o propósito das sessões itinerantes é aproximar legislativo e população. Esta foi a quarta de uma série que vem levando reuniões da câmara para bairros do município e que já passou também por Campina dos Maia, Trigolândia e Lageado.

Lapa

Os partidos de oposição na Lapa estão se aglutinando em torno do ex-prefeito Paulo Furiati (MDB) para a disputa da prefeitura na eleição do ano que vem. Inclusive há rumores da aproximação de Furiati com o Partido dos Trabalhadores (PT). No entanto, até o momento nada se falou da participação da ex-prefeita Leila Klenk (PT) nessa construção política, até porque, para parcela da população lapeana será muito curioso ver os dois no mesmo palanque.

Agudos do Sul

Em Agudos do Sul é certo que o atual prefeito Jesse Zoellner (Progressista) dispute a reeleição. Não se sabe porém, com quem na sua chapa de vice-prefeito. Do outro lado as especulações estão em torno dos nomes de Iwerson Pires, Diego Teixeira e Brauli Gonçalves da Luz. Surgiu recentemente o nome do ex-secretário de Saúde de Piên, Jair Batista.

Mandirituba

O prefeito de Mandirituba, Luis Antonio Biscaia, participou nesta semana em Curitiba, do lançamento do novo projeto da empresa paranaense RDP Petróleo, que anunciou investimentos na ordem de 50 milhões para a produção de biometano a partir de 2026. O encontro com a participação do prefeito da capital Rafael Greca, do presidente do Instituto Agua e Terra, Everton Souza, e do presidente da Agência Metropolitana, Gilson Santos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email