domingo, 24
 de 
novembro
 de 
2024

Politicando 23/11/2012

Encontro de prefeitos
Acontece na próxima semana um seminário para prefeitos eleitos do Paraná. O evento será realizado em Foz do Iguaçu, nos dias 28, 29 e 30, numa promoção do Governo do Estado e o Sebrae. Na pauta, palestras de orientação para captação de recursos e parcerias. São apenas dois convites por cidade, ou seja, sem desculpa para grandes comitivas no evento.
Salários
O prefeito eleito de Joinville, Udo Döhler (PMDB), registrou em cartório durante a campanha eleitoral que abriria mão do salário na prefeitura caso fosse vitorioso. Ele vai deixar nos cofres públicos mensalmente 20 mil reais, que serão utilizados para atividades sociais na cidade. Udo Döhler atua por cerca de 40 anos como diretor do Hospital Dona Helena, atividade que exerce de forma voluntária.
Lapa
Atenta ao prazo para apresentação de emendas ao orçamento da União, a prefeita eleita da Lapa, Leila Klenk (PT), esteve essa semana em Brasília. Ela se encontrou com parlamentares e pediu apoio nas indicações de recursos em favor do município. Leila também esteve nos Ministérios da Educação e Saúde e na Casa Civil, onde conversou sobre programas do governo federal.
Agudos do Sul
Devem ser iniciadas em breve as obras da ligação entre a PR 281 e a PR 419, no perímetro urbano de Agudos do Sul. O prefeito Antonio da Luz (PP) disse que aguarda nos próximos dias a autorização do governo estadual para o início dos trabalhos. A obra já está licitada pelo DER e o investimento será de 1,7 milhão. O trecho que receberá pavimentação asfáltica compreende parte da rua Alcides de Lima Maoski e da Cândido Fagundes dos Santos, numa extensão de 1,8 quilômetro.
Mandirituba
Nesta semana o presidente da câmara de vereadores de Mandirituba, Zé Luiz (PSD), reclamou de um projeto de lei que tramita no Congresso de autoria do senador Ciro Nogueira que prevê o fim dos salários de vereadores em municípios com menos de 50 mil habitantes. Zé Luiz classificou como “demagogia” a proposta. Em Mandirituba, a remuneração mensal dos vereadores foi acrescida de 2.930,00 para 5.860,00 reais.
Campo do Tenente
O prefeito e o vice-prefeito eleitos de Campo do Tenente, Jorginho Quege (PMDB) e Baby Negrelli (PDT), informaram que não houve nenhuma surpresa ou desconforto com o anúncio do atual prefeito Celso Wenski (PMDB) na secretaria de infraestrutura da Lapa. Segundo os futuros governantes, houve uma conversa antes dessa divulgação e embora tenha sido convidado para continuar na prefeitura, Wenski optou por mudar de ares.
Amsulep
Com a presença de todos os municípios da região na chamada Região Metropolitana de Curitiba – RMC, muito provável que a Associação dos Municípios da Região Suleste do Paraná – Amsulep fique sem sentido. Nos últimos anos, por sinal, muito pouco foi produzido pela Amsulep, já que boa parte dos municípios já faziam parte da RMC. Fica a pergunta: vale a pena manter a associação da micro-região?
Vereadores de Tijucas do Sul/Foto: Jornal O RegionalTijucas do Sul
Uma comissão especial de investigação formada na câmara de vereadores de Tijucas do Sul enviou um amplo relatório pedindo informações ao poder executivo, com destaque para as áreas de contratos, licitações e convênios. Como está se encaminhando para o fim do ano, muito provável que a comissão não consiga muita coisa. Embora tenha sido criada pós eleição, os vereadores garantem que não existe finalidade política na iniciativa. Já na prefeitura, a assessoria do prefeito garante que não existe nada de errado e que essa comissão é coisa de quem não conseguiu se reeleger.
Piên
A polícia iniciou nesta semana a tomada de depoimentos sobre a tentativa de fraude e acusação de prática de falsidade ideológica e estelionato promovido contra uma entidade em Piên. Mais de 20 pessoas já declararam juridicamente que foram vítimas do golpe. Além do inquérito na policia local, o caso também foi levado, para a Polícia Federal, por se tratar de uma entidade que possui vinculo com o Ministério das Comunicações.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email