sábado, 19
 de 
junho
 de 
2021

Politicando 23/10/2020

Planos Diretores

Equipes da Paranacidade e Comec se reuniram essa semana para tratar dos Planos Diretores municipais. As duas instituições, que compõem a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu) vão estreitar o acompanhamento junto as prefeituras municipais da região metropolitana nos processos de atualização e revisão dos Planos Diretores. Inclusive, a contratação de recursos para os municípios da RMC junto a Sedu dependerá dessa tramitação.

Vereadores

Pela quantidade de vereadores que não estão disputando a reeleição nas cidades da região e principalmente pelo novo formato da disputa que extinguiu as chamadas coligações partidárias nas candidaturas proporcionais, essa deve ser sem dúvida a eleição com maior renovação nas câmaras municipais. É uma chance para que novas pessoas integrem o poder legislativo e possam trazer melhores contribuições para suas cidades.

Campo do Tenente

As duas recentes pesquisas que circularam em Campo do Tenente nos últimos dias demonstram que atualmente cada candidato pode ter sua própria agência e divulgar seus próprios números. A grande pergunta que fica é se a população vai ser ou não influenciada. No caso tenenteano, a questão pesquisa ficou no zero a zero, o jeito vai ser esperar o próximo dia 15 e conhecer o resultado real.

Mandirituba

Duas questões distintas estão se destacando entre o eleitorado de Mandirituba quando o assunto é a disputa eleitoral pela prefeitura. No caso do candidato a reeleição, Luis Antonio Biscaia (PSC), os eleitores questionam sua condição de saúde para “tocar” a prefeitura nos próximos quatro anos. No fim de semana o prefeito teve que deixar um evento de campanha após passar mal. Já no lado do candidato Felipe Machado (Pros) o questionamento é sobre a falta de experiência e juventude, que dizer ser ainda “muito piá” para o cargo.

Agudos do Sul

Se por um lado a prefeita e candidata à reeleição em Agudos do Sul, Luciane Teixeira (MDB), vem aproveitando sua praticidade com o meio digital para fomentar sua campanha nas redes sociais, os seus adversários estão no trabalho formiguinha das visitas casa-a-casa. O curioso em Agudos do Sul é que a disputa desse ano uniu quem já foi adversário ferrenho no passado e separou quem esteve junto até pouco tempo.

Policiamento

A Justiça Eleitoral confirmou que vai manter uma rotina de policiamento nas cidades da região para evitar infrações eleitorais e principalmente a prática de corrupção por compra de votos. Nesta semana equipes da Rotam já estiveram circulando em três cidades locais, Piên, Agudos do Sul e Mandirituba.

Lapa

O que não pode se negar entre as três duplas que disputam a eleição majoritária na Lapa, é o ótimo e até surpreendente desempenho do candidato a vice-prefeito pelo Partido Verde (PV), o professor Pedro Ribeiro. Além da popularidade na região do Mato Preto, ele tem ampliado consideravelmente seus simpatizantes em diversos segmentos do município. Pedro Ribeiro também é pai da candidata mais jovem à câmara municipal, Ana Laura.

Ônibus do transporte coletivo da RMC. Foto: Jaelson Lucas/AENGreve dos Ônibus

O Sindimoc, que é o Sindicato dos Motoristas e Cobradores dos ônibus de Curitiba e Região Metropolitana abriu indicativo de greve nesta semana. A proposta da paralisação é por conta da falta do pagamento da reposição salarial prevista no acordo coletivo dos trabalhadores firmado em abril. As empresas informaram que não tem dinheiro para pagar o reajuste e dependem do repasse financeiro do Governo do Estado através da Comec.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email