terça-feira, 9
 de 
agosto
 de 
2022

Politicando 23/06/2017

Eleições

O ex-senador Osmar Dias apareceu no programa eleitoral do PDT nesta semana com “jeito” de candidato. Falou de um projeto para o Paraná e que é preciso mudar as perspectivas para o futuro do estado. “Dá pra fazer”, diz ele na gravação. Até o fim do ano, Osmar Dias não deve falar em troca de partido, mas a aproximação do PDT com o Partido dos Trabalhadores (PT) seria a sua melhor justificativa para deixar a sigla. O irmão, senador Alvaro Dias (PV), é esperado no Podemos no próximo dia 1º de julho.

Governo

Vice-governadora Cida Borguethi (PP). Foto: DivulgaçãoA vice-governadora Cida Borguethi (PP) aproveitou a viagem de Beto Richa (PSDB) ao exterior para ampliar sua relação com os prefeitos paranaenses enquanto governadora interina. Cida tem feito das suas segundas-feiras o principal dia de atendimento aos prefeitos paranaenses na capital. São em muitas segundas que seu esposo e ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP), passa pelo seu gabinete e recolhe as demandas dos municípios.

Fraude

Pedido da 2ª Promotoria de Justiça de Antonina, no litoral paranaense, resultou nesta semana no bloqueio dos bens do prefeito, do secretário de Educação, de três empresas e seus cinco sócios. Todos são investigados por fraude em procedimento de dispensa de licitação para contratação emergencial do serviço de transporte escolar. Suspeita de fraude no processo e superfaturamento. As empresas vencedoras da licitação não possuem experiência no serviço. O Ministério Público pede a condenação dos envolvidos às sanções da Lei de Improbidade, como a perda da função pública, a suspensão dos direitos políticos, o ressarcimento dos prejuízos causados ao erário e o pagamento de multa, bem como às sanções da Lei de Anticorrupção.

Lapa

O delegado de polícia da Lapa, Vinicius Fernandes Maciel, em entrevista ao portal Canal da Cidade afirmou que a delegacia da cidade é uma bomba relógio. Segundo ele, a carceragem tem capacidade para 14 presos, mas atualmente está com 60 detentos. O delegado conta que toda semana há uma tentativa de fuga e todas as autoridades como o Poder Judiciário, Ministério Público e governo do estado estão cientes da situação vivenciada no município.

Piên

O vereador Rogério Sadi da Silva (PSDB), o Kinho, de Piên, destacou nesta semana o trabalho realizado pela prefeitura que oferece o serviço de inseminação artificial aos criadores de bovinos. Autor da indicação do programa, Kinho lembrou que a criação de gado é uma das alternativas para a agricultura local, mesmo em pequenas propriedades. No passado, houve uma tentativa no município da caprinocultura. Até mesmo uma associação foi criada, mas sem muito resultado.

Campo do Tenente

A vereadora e presidente da câmara municipal de Campo do Tenente, Solange Favaro (PSB), anunciou recentemente que está concluindo um relatório sobre os primeiros seis meses de gestão. Embora cumprindo seu primeiro mandato no legislativo e já assumindo a direção da casa, ela avalia de forma positiva os trabalhos neste semestre. O relatório tem como objetivo prestar contas para a sociedade e tornar ainda mais transparente as ações na casa.

Zonas eleitorais

Foi realizada ontem na Assembléia Legislativa do Paraná uma audiência para debater sobre a extinção de diversas zonas eleitorais em todo o estado. Uma portaria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já foi baixada informando que devido ao corte de despesas haverá redução na quantidade de zonas. Boa parte das lideranças políticas do estado são contra essa determinação, já que muitos eleitores terão seus deslocamentos mais que dobrados para o exercício da cidadania. A tendência, nestas circunstância, é o aumento da evasão eleitoral.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email