sexta-feira, 19
 de 
abril
 de 
2024

Politicando 23/03/2012

Prefeito Antonio da Luz/Foto:ArquivoAgudos do Sul
O prefeito Antonio Gonçalves da Luz (PP), de Agudos do Sul, recebeu e comemorou nesta semana os pareceres do Tribunal de Contas do Estado do Paraná – TCE/PR sobre os exercícios financeiros de 2009 e de 2010. Segundo o prefeito, o de 2009 havia obtido parecer favorável com algumas ressalvas, as quais já foram justificadas pela prefeitura e estão sanadas. As contas de 2010 também foram consideradas totalmente regulares pelo TCE, estas sem qualquer ressalva.
Tarifa da Água
O deputado estadual Anibelli Neto (PDMB) se posicionou contra o aumento de 16,5% da tarifa de água proposto pelo governo estadual. Nesta semana, a bancada de oposição na Assembléia Legislativa apresentou uma denúncia ao Ministério Público do Paraná – MP contra o reajuste. Segundo Anibelli Neto, o aumento é abusivo e não houve, por parte de governo, uma justificativa sobre o reajuste.
Lapa
O vereador Célio Guimarães, único representante do Partido Verde – PV no legislativo lapeano, trabalhou com afinco nos últimos anos para fortalecer a presença da sigla no município. Outro destaque, é que não aceitou a cooptação do poder executivo. Até junho ele vai definir se concorre a reeleição ou não. “Torço para uma composição com o PT da Leila Klenk”, confidenciou recentemente o parlamentar.
Piên
Foi aprovado nesta semana por 5 votos a 4 o projeto de lei de autoria do vereador Édi John (Dem) que cria o programa Câmara Mirim. Curiosamente, houve uma enorme dificuldade para que a proposta fosse aprovada, mesmo se tratando de uma ação positiva e que prevê incentivo a cidadania junto as crianças e adolescentes do município. O projeto precisou de três votações para ser aprovado e, mesmo assim, Leonides Ritzmann, Élio Taborda, Nivaldo Knopk e Joanício Machado votaram contra.
Projetos de turismo
Os municípios do Paraná têm prazo até o próximo dia 30 para apresentarem propostas de projetos na área de infraestrutura turística e garantir recursos públicos federais disponíveis no Orçamento Geral da União (OGU). A informação é da Coordenadoria Técnica da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu) e está disponível no portal www.desenvolvimentourbano.pr.gov.br.
Mandirituba
A vice-prefeita de Mandirituba, Sandra Zimermann (PV), viveu um momento especial no dia de ontem. Na ausência do titular da administração municipal, ela esteve representando a prefeitura em evento do governo estadual. Assinou contrato que prevê a liberação de recursos na ordem de 8 milhões de reais para obras de saneamento no município. Retornou para Mandirituba feliz da vida e com a foto que vai deixar na estante principal da casa.
Contenda
Uma reunião do grupo da oposição foi realizada na noite da última sexta-feira em Contenda. O vereador Ataul Carvalho (PPS) e o médico André Saliba (PSC) comandaram o encontro e apresentaram algumas metas para os próximos meses. A intenção é identificar na população quais são os principais anseios em relação ao futuro da cidade. “Além de pesquisas também vamos promover um calendário de encontros”, contou Ataul.
Campo do Tenente
O vereador e presidente da câmara de Campo do Tenente, Fuscão Quege (PPS), ainda não decidiu se disputa a prefeitura do município nas eleições de outubro próximo. Sua definição passa por um acerto com seu irmão, Jorginho Quege (PMDB), que é o atual vice-prefeito. Neste meio, Fuscão olha mais distante e aproveita o bom relacionamento com lideranças da região para orquestrar uma candidatura a deputado no futuro. Confessa que já tem “padrinho” para um desafio dessa grandeza.
Quitandinha
O vereador Aurimar Rogovski (PSL), de Quitandinha, sofreu um acidente no último final de semana e teria abandonado o local sem prestar esclarecimentos sobre o fato. Ele capotou um veículo Honda Civic em uma curva na BR-116, em frente ao Parque Industrial do município. No dia seguinte, ele retirou o veículo no Posto da Polícia Federal.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email