sexta-feira, 29
 de 
março
 de 
2024

Politicando 22/06/2012

Educação
A Associação dos Municípios do Paraná – AMP está propondo ao relator do Plano Nacional de Educação – PNE, o deputado federal Ângelo Vanhoni (PT-PR), que 10% dos recursos da União sejam destinados a Educação. A AMP também defende a proposta de que 30% das receitas a serem arrecadas pelo país com a exploração do pré-sal também sejam destinadas ao setor. Para a entidade, esta seria a solução ideal para resolver os problemas desta área.
Agudos do Sul I
O prefeito de Agudos do Sul, Antonio Gonçalves da Luz (PP), esteve nesta semana na Secretaria de Estado da Saúde, em Curitiba. Ele participou de audiência com o secretário da pasta, Michele Caputo Neto, acompanhado do deputado estadual Francisco Bührer (PSDB). Em pauta, a emenda do deputado para aquisição de um aparelho de Raio-x ao município, cuja sala já está preparada na unidade de saúde de Agudos.
Agudos do Sul II
O ex-prefeito de Agudos do Sul, Zezo Pires (Dem), deverá disputar uma das cadeiras no poder legislativo na eleição de outubro. Zezo pretende dar sua contribuição na câmara municipal após importantes experiências na política municipal.
Deputados
Os deputados estaduais Toninho Wandscheer (PT) e Anibelli Neto (PMDB) participaram na última quarta-feira, em Piên, das inaugurações da unidade de Bombeiro Comunitário e do Centro de Atendimento a Mulher – Camu. Toninho Wandscheer relatou que Piên vive um bom momento que a administração municipal está respondendo as demandas da comunidade. Anibelli Neto declarou que há um trabalho contínuo em defesa dos interesses do município junto aos governos estadual e federal.
Campo do Tenente
O PSL de Campo do Tenente enviou nota para esta coluna informando que o partido vai lançar candidatura própria a prefeitura do município e que o nome para concorrer na eleição de outubro próximo é de Edemar Kaiss. A convenção do PSL tenenteano acontece no próximo dia 28.
Mandirituba
O vereador e presidente da câmara de Mandirituba, Zé Luiz de Oliveira (PSD), declarou nesta semana que não pretende disputar a reeleição para o legislativo municipal. Ele está buscando espaço para ser candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo ex-deputado Geraldo Cartário (PTB). Ele reconhece que existem outros nomes para a vaga de vice e que há um processo ainda de debate partidário antes que exista uma definição.
Aurimar Rogovski/Foto:ArquivoQuitandinha
O vereador Aurimar Rogovski (PSL) acredita que ainda poderia ser candidato a prefeito no município se existisse um consenso dos partidos da oposição. Ele contou a esta coluna que durante as reuniões realizadas neste sentido, houve uma explícita manifestação da maioria dos simpatizantes da candidatura da oposição em relação ao seu nome. Aurimar destaca ainda que reuniria uma maior estrutura de campanha caso seu nome fosse escolhido. “Não adianta apenas ter vontade, seria necessário um entendimento”, finalizou.
Piên
O grupo de oposição em Piên apontou na semana passada o nome do empresário João Padeiro (PSDB) como pré-candidato a prefeito. O nome do ex-prefeito Francisco Marques (PSDB) ainda é cogitado no município, no entanto, ele parece descartar a candidatura. O deputado estadual Francisco Buhrer (PSDB) é o principal incentivador do grupo e deverá estar presente na convenção da oposição. Ainda não há nada oficial em relação ao nome do candidato a vice-prefeito.
Contenda
Está definida em Contenda a coligação do PPS e PSC para composição da chapa majoritária. O vereador e presidente da câmara, Ataul Carvalho Junior, será candidato a prefeito e terá como candidato a vice o médico André Saliba. A coligação terá ainda o reforço do PSDB e poderá confirmar outros apoiamentos até o final do mês. “Estamos trabalhando para que tenhamos uma coligação transparente e que depois não comprometa um eventual governo municipal. A cidade não pode ficar estagnada por amarrações”, declarou o pré-candidato.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email