Site icon Jornal O Regional

Politicando 22/05/2020

Eleições 2020

A realização das eleições pode ter nova data devido aos efeitos causados pela pandemia do novo coronavírus. O Senado Federal está debatendo adiar o pleito do dia 4 de outubro para 6 de dezembro. Nas cidades onde pode ocorrer segundo turno, a votação complementar ocorreria no dia 20 de dezembro. Há ainda uma segunda sugestão que é a transferência do primeiro turno da eleição municipal para o dia 15 de novembro.

Transporte Coletivo

Com o objetivo de conter a transmissão do Coronavírus alguns estados e cidades suspenderam o transporte coletivo. Nesta semana outras cidades suspenderam o passe livre para idosos, fazendo com que essas pessoas do grupo de risco não utilizem os ônibus. A Comec, que faz a gestão dos transporte na região, informou que mantem o serviço e acompanha a presença dos idosos nas linhas metropolitanas e avalia medidas mais restritivas junto com a Secretaria de Saúde.

Comida Boa

Como noticiado aqui na semana passada, a distribuição do cartão “Comida Boa” já está virando caso de polícia em algumas cidades, já que existiram denúncias de favorecimento político na entrega dos vales compras. Em Colombo, por exemplo, vereadores foram filmados entregando os vales. Cada um deles dá direito a compra de 50 reais em comércios credenciados pelo Governo do Estado.

Quitandinha

A prefeita Maria Julia Wojcik (PSD) reafirmou nesta semana que não deve concorrer à reeleição no município. Com problemas de saúde, ela destaca que esta decisão foi tomada em conjunto com a família. Apesar disso, Maria Julia ressalta os avanços obtidos em sua gestão e enfatiza que manterá a participação no cenário político, buscando o apoio em suas bases para que a cidade seja contemplada com mais investimentos nos próximos anos.

Vereadores

Após ter a rotina de trabalho afetada em virtude da pandemia, a câmara de vereadores de Mandirituba irá retornar as atividades e expediente de atendimento na próxima segunda-feira. As sessões ordinárias também reiniciam na próxima terça-feira, no mesmo horário, no entanto, com as portas fechadas ao público, atendendo as restrições de distanciamento. Já em Agudos do Sul e Quitandinha, onde existe um grande aumento no número de casos confirmados, os poderes legislativos optaram por não realizar as sessões ordinárias nesta semana.

Agudos do Sul

Em sentença publicada recentemente, a Justiça julgou improcedente uma ação proposta pelo Ministério Público contra a prefeita de Agudos do Sul, Luciane Teixeira (MDB). Estava sendo apontado um suposto descumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) quanto à implantação do portal da transparência da prefeitura completo. Segundo o executivo, a ação teria sido motivada por denúncia do vereador Jessé da Rocha Zoellner (PP), mas a prefeitura conseguiu comprovar que seu portal atende as recomendações e que a população pode acessar as informações necessárias, estando dentro da legalidade.

Piên

A divulgação em grupos de mensagens de panfletos eletrônicos de uma eventual candidatura do ex-prefeito de Piên, Gilberto Dranka, já chegou nos bastidores da política da capital. Isso porque o novo partido de Dranka está totalmente envolvido na eleição pela prefeitura de Curitiba. Como Dranka responde pelo envolvimento no assassinato do prefeito eleito Loir Dreveck, qualquer manifestação política envolvendo seu nome tem expressiva repercussão.

Fazenda Rio Grande

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) cumpriu ontem mandados de busca e apreensão em Fazenda Rio Grande por conta da operação que apura fraude em licitação para melhorias no sistema de iluminação pública de Foz do Iguaçu. Somente uma empresa se habilitou para o processo de licitação, sendo contratada por mais de R$ 10,3 milhões. Há fortes indícios de que o projeto básico de iluminação da cidade não foi produzido levando em consideração as particularidades da cidade, e sim plagiado de outras obras científicas de outras cidades e países.

Sair da versão mobile