sexta-feira, 26
 de 
abril
 de 
2024

Politicando 22/05/2015

Greve
Muitos prefeitos e vereadores da região estão defendendo o retorno as aulas na rede estadual paralelamente a manutenção da cobrança junto ao governo do estado da reposição salarial. Ou seja, querem que a greve acabe e os alunos voltem para sala de aula, ao mesmo tempo que apoiam os professores nas suas reivindicações. Alguns colégio da região já retomaram as aulas, para alívio dos pais e alunos.
Governo
O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), concedeu entrevista aos principais veículos de comunicação do Brasil e rebateu críticas e acusações contra a sua gestão. Em relação ao escândalo na Receita Estadual, ele disse que defende as investigações, porém, tudo o que envolve o seu nome são informações caluniosas e orquestradas pela oposição. No que trata da greve dos professores, Beto Richa disse que cumpriu com o prometido, promoveu avanços e contratações e que está sendo oferecido o que é possível diante da crise econômica e o ajuste fiscal.
Reforma política
O deputado estadual Anibelli Neto (PMDB) esteve nesta semana em Brasília representando a Assembléia Legislativa do Paraná num encontro sobre a reforma política. Na oportunidade apresentou o relatório final do legislativo paranaense que propõe o fim das coligações nas eleições proporcionais, o fim da reeleição para os cargos do executivo, a implantação da cláusula de desempenho e de um mandato de seis anos para todos os cargos eletivos. Anibelli declara que as sugestões acompanham o pensamento da maioria da população paranaense.
Rio Negro
O prefeito de Rio Negro, Milton Paizani (PSDB), esteve participando nesta semana do congresso sobre cidades inteligentes – Smart City Business America Congress, em Curitiba. Na oportunidade conversou com o prefeito da capital, Gustavo Fruet (PDT), o prefeito de Pinhais, Luizão (PT), e o presidente da Fecomercio, Darci Piana.
Agudos do Sul I
Na câmara de vereadores de Agudos do Sul, o clima tem se mantido tenso quando o assunto envolve os vereadores Marcio Jandrey (PSD), Leonides Ferreira de Mello (Dem) e Amilton Bizzotto (PSDB). Jandrey tem feito duras críticas à condução dos trabalhos no legislativo e também ao que ele caracteriza de falta de oposição ao poder executivo. Nesta semana, uma discussão entre ele e Leonides Ferreira engrossou o tom na casa. O presidente do Legislativo, Amilton Bizzotto, classifica como incoerente o posicionamento de Jandrey.
Agudos do Sul II
Há duas semanas uma reportagem informou a dificuldade das prefeituras para manutenção do transporte escolar, já apontando a preocupação com a reposição de aulas devido ao período da greve. Alguns valores foram citados e ontem a prefeitura de Agudos do Sul informou que atualmente possui 11 veículos com custo diário de 950 reais e com ônibus terceirizados gasta mais 1550 reais. Ou seja, possui um custo total de 2.500 reais por dia. Com a necessidade de reposição de aulas nos fins de semana e período de férias naturalmente haverá um gasto não previsto no orçamento.
Vereador Clodomir Rocha (PMDB)/Foto: O RegionalTijucas do Sul I
A inauguração da nova unidade de saúde na localidade de Saltinho, em Tijucas do Sul, rendeu comentários na sessão da câmara de vereadores nesta semana. O vereador Clodomir Rocha (foto) (PMDB) questionou a falta de convite para o deputado federal João Arruda (PMDB), que teria sido o intermediário do município na liberação do investimento junto ao governo federal. Da esfera estadual quem esteve presente foi o deputado Francisco Buhrer (PSDB).
Tijucas do Sul II
Ainda durante a reunião dos vereadores em Tijucas do Sul um tema que repercutiu foi a insatisfação com o atendimento da Copel. Segundo os legisladores, há inúmeras demandas para melhoria da iluminação pública e ampliação do serviço. Os vereadores também debateram sobre o serviço dos Correios e a necessidade de atendimento para algumas comunidades e bairros.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email