sábado, 15
 de 
junho
 de 
2024

Politicando 21/10/2022

Politicando
Politicando

Eleição I

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) estão tecnicamente empatados no segundo turno, segundo levantamento feito entre os dias 15 e 19 de outubro e divulgado ontem pelo instituto Paraná Pesquisas. Lula tem 46,9% das intenções de voto totais contra 44,5% de Bolsonaro – a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança é de 95%. A pesquisa fez 2.020 entrevistas em 160 municípios de todos os estados e do Distrito Federal e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº BR-02276/2022.

Eleição II

O governador Ratinho Júnior (PSD) já acionou 300 prefeitos do Estado para uma grande mobilização nessa reta final da campanha eleitoral do segundo turno. Ratinho Júnior tem como objetivo ampliar a diferença entre Jair Bolsonaro e Lula em pelo menos 300 mil votos. O governador também tem feito apelo para que os deputados da base trabalhem neste sentido.

Secretariado

Como já era esperado, o governador Ratinho Júnior só deverá tratar da montagem da equipe de governo para o segundo mandato depois da eleição presidencial do segundo turno. A intenção é ter nas pastas estratégicas do Estado pessoas que possuam capacidade de articulação com o governo federal.

Lapa

O prefeito da Lapa, Diego Ribas (PSD), mostrou força na eleição estadual ao fazer do seu candidato a deputado o mais votado da cidade. Hussen Bakri (PSD) liderou a votação no município. Nos bastidores políticos do município era aguardado com expectativa o resultado da eleição, como forma de termômetro da capilaridade eleitoral do prefeito.

Prefeituras

Boa parte dos prefeitos da região já estão trabalhando para deixar encaminhado o pagamento do décimo terceiro salário dos servidores municipais que vence no final do ano. E quando janeiro chegar será o início da segunda metade dos mandatos dos prefeitos atuais, o que significa também o último ano antes do ano da eleição.

Controladoria

Os controladores internos do Estado e dos municípios do Paraná, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade nos órgãos públicos em que atuam, devem comunicá-la imediatamente ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), sob pena de terem de responder solidariamente pela ilegalidade. A obediência a esta regra, instituída no artigo 6º da Lei Orgânica da Corte (Lei Complementar Estadual nº 113/2005), foi recomendada pelo Tribunal Pleno do órgão ao servidor responsável pelo controle interno do Município de Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba.

Contorno Sul

A Comec, do Governo do Estado, vai iniciar na próxima semana a obra de iluminação do Contorno Sul de Curitiba, na BR-376. O local possui alto tráfego de veículos e desde sua implantação não conta com equipamentos e sistema de iluminação pública. O governador Ratinho Júnior determinou que a Comec trabalhasse para realizar esse importante investimento. Segundo o presidente do órgão, Gilson Santos, trata-se de uma obra com custo de R$ 22 milhões e com prazo de execução de seis meses.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email