quinta-feira, 25
 de 
abril
 de 
2024

Politicando 20/04/2012

Tranporte Escolar
A Associação dos Municípios do Paraná – AMP e os representantes das associações regionais de municípios do Paraná aprovaram nesta semana um indicativo de paralisação do transporte escolar dos 177 mil alunos da rede estadual de ensino e o ingresso de uma ação judicial contra o Governo do Estado para exigir o repasse integral dos valores gastos pelas prefeituras com o serviço. As datas da suspensão do serviço e do ingresso da ação não foram definidas. Antes disso, os prefeitos pretendem conversar com o secretário estadual da Educação, Flávio Arns, para definir as datas, os valores e os critérios do repasse dos R$ 80 milhões anunciados pelo governador Beto Richa para o transporte escolar.
BR 116
A Autopista Planalto Sul, que administra o trecho da BR 116 entre Curitiba e Rio Negro, fará nos próximos meses várias intervenções visando as obras de duplicação da capital até Fazenda Rio Grande. Motoristas da região que trafegam para Curitiba precisam redobrar a atenção e, quando possível, buscar caminhos alternativos. Uma opção é pelo bairro do Umbará e a outra por Agudos do Sul seguindo por Tijucas do Sul até a BR 376.
Mandirituba
Na próxima semana uma equipe da capital vai se fixar em Mandirituba por pelo menos três dias. Será uma nova pesquisa de campo para sondar como anda a preferência do eleitorado em relação aos pré-candidatos do município à prefeitura. A enquete está sendo encomendada por um grupo de empresários da cidade.
Lapa 
A cúpula do prefeito Paulo Furiati (PMDB), da Lapa, já trabalha com a probabilidade de que a eleição municipal desse ano seja disputada por apenas dois candidatos majoritários. Neste caso, eles acreditam que Furiati terá como concorrente apenas a engenheira agrônoma Leila Klenk (PT). Dentro desse cenário eles já buscam cooptar o maior número de aliados possíveis, inclusive de partidos que até então estavam do outro lado da trincheira.
 
Ingo Strack/Foto:ArquivoPiên
O pré-candidato a prefeito do PT de Piên, Ingo Strack (foto), tem como principal desafio reunir pelo menos mais um ou dois partidos para viabilizar sua candidatura. A tarefa não é das mais fáceis, já que há uma polarização no município entre o grupo do prefeito Gilberto Dranka (PSD) e o grupo do ex-prefeito Francisco Marques (PSDB). Até o momento, Strack caminha sozinho numa disputa que requer muita estrutura e apoio.
Contenda
O vice-prefeito de Contenda, Carlão Stabach (PMDB), que tem o apoio do prefeito Helio Boçoen e do secretário geral da prefeitura Rogério Boçoen (Dem) vai tentar uma composição com o PV contendense, do também pré-candidato Antonio Digner, o Mostarda. O problema é que Mostarda já declarou ser irredutível na sua candidatura.
Agudos do Sul 
O pré-candidato do Partido Social Cristão – PSC à prefeitura de Agudos do Sul, Daniel Hortz, informou que esteve reunido nesta semana com o presidente local da sigla, o empresário Mauro Negrelli. Na oportunidade, falaram a respeito da convenção do partido e também da preparação dos pré-candidatos a vereador. Hortz defende a coligação com outras siglas e destacou que as composições podem acontecer na majoritária e proporcional.
Tijucas do Sul I 
A tribuna da câmara de vereadores de Tijucas do Sul tem servido muitas vezes para queixas e desabafos da população. Nesta semana, por exemplo, a moradora Thais Rocha usou a palavra para reclamar do atendimento no Hospital Nossa Senhora da Luz. Segundo ela, seu pai sofreu uma queda e após ser encaminhado ao hospital foi mal atendido. Thais contou que fez uma denúncia à ouvidoria do posto de saúde e pediu que os vereadores acompanhem o andamento da denúncia.
Tijucas do Sul II
A redação recebeu nesta semana uma nota sobre a “briga” entre o prefeito Altair Gringo (PP) e o empresário João Andrade. O problema teria sido originado após o prefeito reclamar do valor no pagamento de cargas de saibro. O empresário não gostou da reclamação e teria iniciado a discussão que atingiu um tom incontrolável e acabou em vias de fato. Segundo a nota da assessoria do prefeito, ele só revidou após ser agredido pela outra parte.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email