sábado, 25
 de 
maio
 de 
2024

Politicando 20/10/2023

Politicando
Politicando

Chuvas

O governador Ratinho Junior (PSD) promoveu nesta semana várias reuniões com a Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Secretaria de Família para tratar das cidades atingidas pelas chuvas que encontram-se alagadas e com famílias desabrigadas. O governador determinou que todos os esforços sejam realizados para minimizar os problemas e dar agilidade no atendimento. Ratinho também anunciou as liberações de recursos para os municípios em estado de calamidade pública.

Piên I

Os últimos dias foram de alagamentos em diversas cidades da região. Em Piên, a prefeitura vem trabalhando em diversas frentes, tanto no setor rodoviário quanto no setor de obras, buscando diminuir os impactos causados. Com a força e a velocidade em que a chuva chegou, na área central, por exemplo, alguns comércios acabaram alagados, resultado da falta de vasão necessária para conter o grande volume de água. Medidas emergenciais foram tomadas para que esta situação não se repita.

Piên II

O córrego que recebe grande parte da água das chuvas estava parcialmente assoreado, com diversos obstáculos. Foi necessário trabalho de desassoreamento deste córrego para evitar futuros entupimentos de bueiros. O prefeito Maicon Grosskopf (Rep) disse que problemas crônicos na área de infraestrutura da cidade estão sendo enfrentados e informou que mais duas galerias serão feitas, para facilitar a absorção das águas buscando amenizar possíveis cheias.

Rio Negro I

Na região, o município mais afetado pelas chuvas é Rio Negro, que mais uma vez sofre com diversas áreas tomadas pela água. Muitas famílias tiveram que deixar suas casas e ainda aguardam para poder identificar o estrago e quem sabe retornar as residências. Prefeituras de cidades vizinhas se mobilizaram com campanhas de arrecadação de roupas, materiais de higiene e alimentos não perecíveis para serem destinados a população rio-negrense que foi afetada pela enchente.

Rio Negro II

Ontem o governador Ratinho Junior anunciou o montante de R$ 1,6 milhão para reforçar o atendimento a vítimas das chuvas no Paraná. O recurso será repassado a 13 municípios com decreto de situação de emergência homologado pelo Estado e que têm pessoas desabrigadas e desalojadas. De acordo com o levantamento, são 2.674 pessoas desabrigadas (acolhidas em espaços públicos) e desalojadas (que estão em casa de parentes ou conhecidos). A cidade de Rio Negro será contemplada na transferência desse recurso emergencial.

Rio Negro III

E por falar em Rio Negro, já está público o rompimento do atual prefeito Professor James Valério (PSD) com o vice-prefeito Alessandro Von Linsingen (UB). Inclusive, Alessandro já foi exonerado da função de secretário municipal de Planejamento. O rompimento acontece há exato um ano do próximo pleito eleitoral, e já se fala na cidade que o vice-prefeito vai buscar formação de grupo para disputar a prefeitura na eleição de 2024.

Transporte Coletivo

A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná – AMEP informou que vai convocar na próxima semana uma nova reunião com todos os prefeitos da região para tratar do futuro processo licitatório do serviço de transporte coletivo metropolitano. Segundo a AMEP, o encontro tem como principal objetivo atualizar os governantes sobre o estágio dos trabalhos e a preparação para a audiência pública metropolitana.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email