quarta-feira, 17
 de 
agosto
 de 
2022

Politicando 19/02/2016

Agricultura I
Durante reunião entre a diretoria da Copel e a Associação dos Municípios do Paraná – AMP, a empresa paranaense de energia elétrica se comprometeu a realizar estudos em caráter prioritário – em conjunto com a Casa Civil do Governo do Estado e a Secretaria Estadual da Fazenda – para revisar o decreto que cancelou a isenção do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre as tarifas de energia elétrica cobradas dos produtores rurais.
Agricultura II
Segundo a Copel, cada município pode pedir revisão e parcelamento dos débitos cobrados em relação a ampliações de redes e pontos não informados à Copel, conforme sua capacidade de pagamento, cabendo ao Estado analisar questões de isenção. Durante a reunião na AMP, os prefeitos pediram ainda a isenção da cobrança de ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre a taxa de iluminação pública; a redução de tarifa de energia elétrica para os produtores rurais; e a gratuidade do serviço de internet com fibra ótica, oferecido pela Copel, a todos os órgãos dos municípios, como escolas, postos de saúde e hospitais.
Piên
O prefeito de Piên, Gilberto Dranka (PSD), entrou de licença na última terça-feira e deve retornar a direção do município no próximo dia 1º de março. Nos próximos 15 dias quem fica a frente da prefeitura é o vice-prefeito Ingo Stracke (PSD). No entendimento do grupo da situação é uma forma de ampliar a relação do vice com a população e fortalecer sua pré-candidatura a prefeito em Piên.
Em Piên, Ingo Stracke esteve acompanhando serviços do setor rodoviário, na localidade de Picacinho
Piên I
Já na quarta-feira, Ingo Stracke esteve acompanhando serviços do setor rodoviário na localidade de Picacinho. Segundo ele, após algumas semanas de trabalho nas estradas principais, a prefeitura vem dando atenção agora em vias secundárias, para garantir o escoamento da safra de tabaco. Stracke comentou que o objetivo nesses quinze dias como prefeito é manter o ritmo de trabalho e valorizar a confiança do titular Gilberto Dranka.
 
Lapa
Uma foto publicada recentemente nas redes sociais e que circula no município da Lapa, mostra o tom do que pode ser as eleições neste ano. Trata-se de um encontro do ex-prefeito Paulo Furiati (PMDB), com o vice-prefeito Ruy da Farmácia e o vereador João Renato Leal Afonso (DEM). Rivais em tempos recentes, tudo indica que estarão juntos na campanha que se aproxima.
Agudos do Sul I
O presidente da câmara de Agudos do Sul, José Amilton Bizzotto (PSDB), analisa com cautela o incentivo de algumas lideranças do município para que ele assuma a pré-candidatura a prefeito pelo grupo da situação. Com 20 anos no poder legislativo, sendo 6 como presidente da casa, Bizzotto acredita reunir experiência suficiente para novos desafios.
Agudos do Sul II
A Secretaria Municipal de Saúde de Agudos do Sul conta com nova secretária. Trata-se da enfermeira e pós-graduada em saúde pública Ana Mara Harbs. Ela já atuava no município no núcleo de Estratégia da Saúde e da Família (ESF) e é bastante conhecida pela população do município. Embora tenha o compromisso de dirigir uma das áreas mais sensíveis da gestão pública, Ana Mara se mostra confiante.
Campo do Tenente
Os vereadores de Campo do Tenente devem votar a partir da próxima semana as contas do ex-prefeito Reinaldo Pereira (PSDB). Todo o processo já passou pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná e tem sugestão de aprovação com ressalva. Reinaldo Pereira tem como característica disputar todas as eleições no município e, para isso, precisa estar com suas contas aprovadas.
 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email