Site icon Jornal O Regional

Politicando 18/09/2015

Diretórios municipais
As lideranças políticas da região devem intensificar as viagens para a capital nos próximos dias. Nada de busca por recursos ou serviços paras as cidades locais, as agendas dizem respeito exclusivamente sobre composições partidárias e formação de diretórios. Até o próximo dia 30 há uma intensa negociação que envolve prefeitos, deputados, secretários de estado e demais forças políticas. Encerrado o prazo, alguns comemoram e outros se frustram.
Tarifa metropolitana
As empresas que detêm a concessão do transporte coletivo em Curitiba e região metropolitana entraram na Justiça pedindo que seja autorizado o reajuste da passagem. Segundo os empresários, o custo com pagamento de motoristas e cobradores está alto, além dos preços com combustível e manutenção dos veículos. As empresas pedem que o preço seja reajustado para 3,40 reais.
Prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, prefeita da Lapa, Leila Klenk e comando do Exército estiveram em reunião nesta semana/Foto: DivulgaçãoLapa
A prefeita da Lapa, Leila Klenk (PT), trabalha para que o município tenha no futuro próximo um grande incremento na área do turismo. Nesta semana, Leila participou de uma reunião em Curitiba com o prefeito Gustavo Fruet e o comando do Exército sobre o funcionamento do trem de turismo entre Lapa e Curitiba. A proposta será debatida com a empresa concessionária da linha férrea e tem grandes chances de se tornar realidade.
Contenda
Foi iniciada no município de Contenda a revisão biométrica dos títulos eleitorais. Até o próximo dia 16 de outubro todos os eleitores do município devem comparecer no prédio da prefeitura, onde foi instalado o posto de atendimento, para realizar a revisão e manter seu documento em ordem. No local também estão sendo feitas transferência e novos títulos.
Mandirituba
Pesquisa feita no final do primeiro semestre em Mandirituba mostrou que o quadro político no município para as eleições do próximo ano estão “mais emboladas” do que nunca. A enquete, que foi entregue ao interessado na Assembléia Legislativa, nem chegou até o município. O resultado ficou diferente do que esperavam.
Agudos do Sul I
O despachante Vanderlei Anderlle, o Deco, com longa trajetória profissional no município de Agudos do Sul e de postura incontestável na sociedade, vem sendo provocado no sentido positivo a participar da eleição no próximo ano. Alguns acham que ele poderia ser o nome novo do município como candidato a prefeito, outros consideram que Deco é o melhor candidato para composição de chapa majoritária.
Agudos do Sul II
O prefeito Antonio da Luz (PP), de Agudos do Sul, vem procurando formas de fazer com que a crise que afeta o setor público não prejudique o andamento de algumas obras no município. Segundo ele, mesmo diante das dificuldades, seguem acontecendo trabalhos como da rede de água no bairro Tarumã e da ampliação da unidade do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF).
Quitandinha
Algumas curiosidades podem fazer parte da eleição municipal na região no próximo ano. Em Quitandinha, por exemplo, o deputado estadual Antonio Anibelli (PMDB) apoia e defende que o atual prefeito Márcio Rato (PMDB) tente a reeleição. Do outro, o também deputado estadual pelo PMDB, Alexandre Cury, deverá apoiar a candidatura da ex-vereadora Maria Julia (PSDB).
Toninho Wandscheer
O deputado federal Toninho Wandscheer (PT) foi indicado neste mês pela bancada do partido para ser membro titular da comissão especial que reconhece a importância das carreiras jurídicas. É a comissão que trata da PEC 80/2015, uma proposta de reconhecimento dos advogados públicos concursados das autarquias e fundações públicas.

Sair da versão mobile