segunda-feira, 18
 de 
outubro
 de 
2021

Politicando 18/05/2012

Marcha dos prefeitos
A Associação dos Municípios do Paraná – AMP repassou aos 33 deputados federais e senadores do Paraná a pauta de reivindicações da 15ª Marcha dos Municípios em Brasília. As principais reivindicações são pagamento da dívida de R$ 24,6 bilhões da União com os municípios referentes aos restos a pagar; aprovação do projeto que distribui os royalties de petróleo de maneira mais justa; renegociação das dívidas dos municípios junto ao INSS; e impedir a criação de salários-base nacionais para categorias, evitando o surgimento de problemas financeiros enfrentados pelas prefeituras no pagamento destes benefícios.
Agudos do Sul
O prefeito de Agudos do Sul, Antonio Gonçalves da Luz (PP), destacou nesta semana a evolução de receita que o município conquistou nos últimos anos. No ano de 2006, por exemplo, segundo dados da Secretaria de Estado da Fazenda, Agudos ocupava a 313ª posição em arrecadação no estado. Desde então, houve um avanço, exceto com uma pequena retração em 2010. No exercício de 2012 já ocupa a 282º posição. Vale lembrar que para cada exercício o ano base de cálculo do índice de participação é de dois anos anteriores.
Piên
O grupo da oposição em Piên, que reúne PSDB, PSB, PSC e PSDC, recebeu dados da mais recente pesquisa realizada no município. Curiosamente os dados foram passados por membros do PT, que defende a candidatura própria do comerciante Ingo Strack. Os números da pesquisa também chegaram ao conhecimento da situação, leia-se, prefeito Gilberto Dranka (PSD) e sua equipe. Sendo assim, todo mundo sabe, todo mundo viu.
Prefeito Gringo/Foto:ArquivoTijucas do Sul
O prefeito de Tijucas do Sul, Altair Gringo (PP), emitiu um comunicado aos servidores públicos solicitando “discernimento” em relação ao uso das redes sociais durante o horário de expediente. Até agora, não há proibição na administração pública tijucana. Nos últimos dias, uma servidora pública usou a rede social em horário de trabalho para emitir opinião sobre a revitalização da torre da igreja matriz. Em tom de crítica, a manifestação ganhou repercussão na cidade.
Mandirituba I
A possível venda de um terreno que pertence ao pode público de Mandirituba para uma empresa de artefatos de concreto está ganhando espaço na pauta da câmara de vereadores. A área, que fica na Avenida das Indústrias, mede 5 mil metros quadrados e o valor sugerido pela prefeitura é de 15,70 reais o metro quadrado. Parte dos vereadores questiona o valor dizendo que está abaixo do praticado no mercado e ainda contestam o fato de que a empresa vai gerar apenas 10 empregos.
Mandirituba II
O ex-deputado Geraldo Cartário (PTB) dá mostras de disposição em relação a candidatura a prefeito nas eleições de outubro próximo. Ele tem aproveitado alguns finais de semana para visitar comunidades do interior de Mandirituba. Conseqüentemente, as visitas são divulgadas posteriormente na sua emissora de rádio. O presidente da câmara de vereadores, Zé Luiz de Oliveira (PSD), é cotado para candidato a vice na chapa de Cartário.
Quitandinha
O grupo da oposição em Quitandinha, que inclui o PSDB de Maria Júlia, o PDT de Osmar Rolim, o PT de Arlindo Ventura, e o PSL de Charles Lipinski e Aurimar Rogovski, aguarda a conclusão de uma pesquisa que estaria sendo realizada na cidade para marcar uma reunião de definições. A princípio, há três pré-candidatos a prefeito nos quatro partidos. Ainda não há nenhum sinal de composição.
Contenda
Em Contenda, segundo o empresário Aramis Turek, está sendo formada uma coligação do PRB, PSB, PDT, PHS, PTB, PP e PP para a disputa da eleição com candidatos na proporcional, ou seja, pretendentes as vagas na câmara de vereadores. A intenção com o “chapão” é tentar eleger de 3 à 4 vereadores.
Vale tudo
Muitos pré-candidatos a prefeito na região estão correndo de um lado para o outro para sair na foto com figurões e lideranças da política. Não importa partido e muito menos posicionamento político, o que vale é a foto para divulgar em blog, facebook ou posteriormente em material de campanha. Algumas fotos, é claro, com a definição das coligações e apoiamentos, vão se perder no meio do caminho.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email