sábado, 19
 de 
junho
 de 
2021

Politicando 17/01/2020

Reunião entre o governador Ratinho Junior, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega,e o presidente da Comec, Gilson Santos. Foto: DivulgaçãoMetropolitana

O governador Ratinho Junior, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega, e o presidente da Comec, Gilson Santos, estiveram reunidos nesta semana para tratar de projetos a partir da capital que tem ampla influência na relação com os demais municípios da região metropolitana. A intenção é definir quais propostas são prioritárias para os próximos anos.

Lapa

O Partido Verde (PV) e o Republicanos da Lapa devem caminhar juntos na eleição municipal de outubro próximo. As direções estaduais de ambas as siglas já iniciaram as tratativas visando oferecer uma proposta de terceira via no município. Os dois partidos têm ampliado conversas com lideranças locais para definir um nome que tenha preparo e seja competitivo na disputa pela prefeitura.

Quitandinha

A prefeita de Quitandinha, Maria Julia Wojcik (PSDB), declarou nesta semana que as mudanças na equipe de servidores comissionados acontecem em virtude do próximo pleito eleitoral. Segundo ela, foi acordado em reunião ainda no ano passado, que os funcionários com pretensão de participar das eleições devem ser desligados de suas funções já no início do ano, evitando que o poder público tenha dificuldades na sequência para encontrar um substituto. Outro ponto destacado é de garantir ao sucessor um período maior para que ele possa desempenhar o trabalho. Nas próximas semanas, novas alterações também devem ser confirmadas.

Tijucas do Sul

O prefeito de Tijucas do Sul, Cesar Matucheski (PSDB), nomeou nesta semana o servidor Danilo Santos como novo secretário municipal de Educação. Outra pasta que irá sofrer nova alteração é a da Saúde, que deverá ganhar novo gestor já nos próximos dias. Entre baixas e mudanças na direção das secretarias, Matucheski diz que pretende implantar um novo fluxo de trabalho, como já ocorre em outros departamentos que sofreram mudanças.

Campo do Tenente

As tratativas para a composição da chapa majoritária para a disputa da prefeitura de Campo do Tenente se intensificaram nas últimas semanas. Ao que tudo indica, o atual vice-prefeito Cleomar Komarchewski (PPS) deverá ser o escolhido para encabeçar o grupo da situação, tendo como candidato a vice o vereador e ex-prefeito Celso Wenski (MDB). Por outro lado, não há nenhum direcionamento em relação a composição do grupo da oposição.

Agudos do Sul I

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) aplicou quatro multas, que totalizam R$ 16.784,00, ao ex-presidente da câmara de Agudos do Sul, Jessé Zoellner (PP), por irregularidades em pregão de 2017 para contratação de empresa para organizar e executar concurso público. Segundo o TCE, foi irregular a escolha do pregão presencial pelo menor preço como modalidade de licitação e a câmara desrespeitou o período mínimo entra a publicação do edital e o certame. Por essas e outras falhas foram impostas as multas ao vereador para pagamento em janeiro. Cabe recurso da decisão.

Agudos do Sul II

Segundo o ex-presidente da câmara, Jessé Zoellner, os procedimentos foram feitos à época pela assessoria da câmara seguindo as legislações, porém, o Tribunal de Contas entendeu como não compatível. Ele disse que na próxima semana estará protocolando recurso no TCE-PR. Segundo Zoellner, apesar do apontamento feito de não ter sido seguida normativa, foi cumprida lei federal, que é soberana. O ex-presidente lembrou ainda que a advogada que interpôs a representação, Taiany Regina Ferraz Rubo, era procuradora do município. Ele disse ainda que ação sobre isso foi apresentada também ao Ministério Público, que analisou e arquivou o caso. Também citou que suas contas de 2017 e 2018 já foram aprovadas no Tribunal e que estes erros foram técnicos e formais.

Paraná

O Banco da Mulher Paranaense, programa gerenciado pela Fomento Paraná, completou três meses em dezembro colecionando bons indicadores. Proposta de gestão do governador Ratinho Junior para incentivar o empreendedorismo feminino em todos os setores econômicos, o banco de crédito liberou R$ 9 milhões no período. Foram 1.295 propostas apresentadas, com 800 contratos assinados. “O programa é um sucesso. Um compromisso do governo que deu muito certo, ajudando a manter e expandir negócios das mulheres empreendedoras do Paraná”, destaca Heraldo Neves, diretor-presidente da Fomento Paraná.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email