segunda-feira, 26
 de 
fevereiro
 de 
2024

Politicando 17/02/2023

Politicando
Politicando

Amsulep I

Bastante prestigiada ontem, em Rio Negro, a reunião da Associação dos Municípios da Região Suleste do Paraná (Amsulep). Presentes o vice-governador do Estado, Darci Piana (PSD), o presidente da Agência Metropolitana (AMEP), Gilson Santos (Rep), o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano – Sedest, Valdemar Jorge (Rep), e o secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel (PSD).

Amsulep II

Como essa coluna já havia adiantado na última semana, o prefeito da Lapa, Diego Ribas (PSD), foi eleito o novo presidente da entidade. Importante ressaltar que Ribas é do mesmo partido do governador Ratinho Junior e tinha a simpatia da Casa Civil do governo estadual para assumir a direção da Amsulep. Não é a primeira vez que o atual prefeito lapeano dirigirá uma entidade de classe, ele já foi presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Amsulep III

Curioso na reunião da Amsulep foi a forma “perdida” do cerimonial que deixou o presidente eleito praticamente fora da mesa e ele sequer teve a oportunidade de fazer uso da palavra, nem sequer assumiu a posição central na mesa após ser aclamado presidente.

Cidades

Durante a reunião de ontem em Rio Negro, o presidente da AMEP, Gilson Santos, repassou a todos os prefeitos presentes um relatório de atuação do Departamento de Planejamento da autarquia, que entre outras obrigações atua no acompanhamento, análise e validação dos Planos Diretores e Planos de Mobilidade municipais. Santos destacou que a AMEP está a disposição de todos os prefeitos para contribuir em todas as fases desses projetos.

Governo do Estado

O governador Ratinho Junior (PSD) deve confirmar pós carnaval o nome de mais três secretários de Estado. São eles, o deputado federal Sandro Alex (PSD) na Secretaria de Infraestrutura e Portos, o deputado estadual Marcio Nunes (PSD) na Secretaria de Turismo, e o ex-prefeito de União da Vitória, Santin Roveda (UB) na Secretaria de Justiça. São as três pastas que fecham todo o primeiro escalão do governo.

Fazenda Rio Grande

E o Governo do Paraná anunciou essa semana que vai promover a construção de novos prédios para abrigar sedes de Conselhos Tutelares em 12 municípios e com isso ampliar seu apoio na atenção à criança e ao adolescente. As obras serão realizadas pela Diretoria de Edificações da Secretaria de Estado das Cidades (SECID). O investimento somará R$ 15.066.807,29, liberados pela Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (SEDEF). Na região o único município contemplado é Fazenda Rio Grande com investimentos de R$ 1.347.194,30.

Mandirituba

A notícia dos bastidores da política de Mandirituba nos últimos dias é a eventual transferência de domicílio eleitoral do ex-deputado Francisco Buhrer (PSD). Cogita-se que Buhrer estaria interessado em participar da próxima eleição municipal.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email