Amsulep I
Bastante prestigiada ontem, em Rio Negro, a reunião da Associação dos Municípios da Região Suleste do Paraná (Amsulep). Presentes o vice-governador do Estado, Darci Piana (PSD), o presidente da Agência Metropolitana (AMEP), Gilson Santos (Rep), o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano – Sedest, Valdemar Jorge (Rep), e o secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel (PSD).
Amsulep II
Como essa coluna já havia adiantado na última semana, o prefeito da Lapa, Diego Ribas (PSD), foi eleito o novo presidente da entidade. Importante ressaltar que Ribas é do mesmo partido do governador Ratinho Junior e tinha a simpatia da Casa Civil do governo estadual para assumir a direção da Amsulep. Não é a primeira vez que o atual prefeito lapeano dirigirá uma entidade de classe, ele já foi presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Amsulep III
Curioso na reunião da Amsulep foi a forma “perdida” do cerimonial que deixou o presidente eleito praticamente fora da mesa e ele sequer teve a oportunidade de fazer uso da palavra, nem sequer assumiu a posição central na mesa após ser aclamado presidente.
Cidades
Durante a reunião de ontem em Rio Negro, o presidente da AMEP, Gilson Santos, repassou a todos os prefeitos presentes um relatório de atuação do Departamento de Planejamento da autarquia, que entre outras obrigações atua no acompanhamento, análise e validação dos Planos Diretores e Planos de Mobilidade municipais. Santos destacou que a AMEP está a disposição de todos os prefeitos para contribuir em todas as fases desses projetos.
Governo do Estado
O governador Ratinho Junior (PSD) deve confirmar pós carnaval o nome de mais três secretários de Estado. São eles, o deputado federal Sandro Alex (PSD) na Secretaria de Infraestrutura e Portos, o deputado estadual Marcio Nunes (PSD) na Secretaria de Turismo, e o ex-prefeito de União da Vitória, Santin Roveda (UB) na Secretaria de Justiça. São as três pastas que fecham todo o primeiro escalão do governo.
Fazenda Rio Grande
E o Governo do Paraná anunciou essa semana que vai promover a construção de novos prédios para abrigar sedes de Conselhos Tutelares em 12 municípios e com isso ampliar seu apoio na atenção à criança e ao adolescente. As obras serão realizadas pela Diretoria de Edificações da Secretaria de Estado das Cidades (SECID). O investimento somará R$ 15.066.807,29, liberados pela Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (SEDEF). Na região o único município contemplado é Fazenda Rio Grande com investimentos de R$ 1.347.194,30.
Mandirituba
A notícia dos bastidores da política de Mandirituba nos últimos dias é a eventual transferência de domicílio eleitoral do ex-deputado Francisco Buhrer (PSD). Cogita-se que Buhrer estaria interessado em participar da próxima eleição municipal.