sábado, 15
 de 
junho
 de 
2024

Politicando 16/12/2022

Politicando
Politicando

Governo do Estado

Está marcada para às 10 horas do dia 1º de janeiro a posse do governador reeleito do Paraná, Ratinho Junior (PSD). O primeiro ato será na Assembleia Legislativa e na sequencia no Palácio Iguaçu. Antes disso, o governador, o senador eleito Sérgio Moro (UB) e os deputados federais e estaduais serão diplomados pelo TRE. A solenidade de diplomação está marcada para a próxima segunda-feira.

Piên

A semana foi de bastante comemoração por parte de boa parcela da população de Piên que está sendo atendida com os investimentos de pavimentação nas estradas principais de Campina dos Maia e Poço Frio. O prefeito Maicon Grosskopf (Rep) tem ressaltado que essas conquistas marcam um novo tempo na história da infraestrutura do município.

Mandirituba

Na eleição para a nova mesa diretora da câmara de vereadores de Mandirituba o fato curioso foi que houve empate na disputa pelo cargo de presidente. Os vereadores Guilherme Palu Gellati (Rep) e Alex Simão (PSC) empataram com 4 votos cada. Sendo assim, foi necessária uma nova votação, que deu vitória para o candidato apoiado pelo executivo Alex Simão.

Contenda I

E na próxima segunda-feira haverá eleição para a direção da câmara de vereadores de Contenda. Até o momento há um extenso trabalho nos bastidores da política municipal. O atual presidente da casa, vereador Marcos Schinda (PSC) já informou que não vai disputar a reeleição.

Contenda II

E a boa notícia para o poder legislativo de Contenda é que através do Índice de Transparência na Administração Pública a câmara municipal atingiu a nota 98,55 e ficou com a 8ª posição no Paraná como a instituição com melhor desempenho neste quesito. Em se tratando da região metropolitana de Curitiba, o legislativo de Contenda ficou em 1º no índice de transparência.

Lapa

Já na Lapa, uma composição bastante curiosa saiu vencedora da disputa pela direção do poder legislativo. A partir do próximo ano a mesa diretora da casa terá como presidente o vereador Mário da Farmácia (PSB), vice-presidente Arthur Vidal (MDB) e primeira secretária a vereadora Brenda Ferrari (PV). Ainda compõem essa chapa os vereadores Marco Bortoleto (PSB) e Lech (PSB).

Secretariado

A falta de notícia sobre o futuro secretariado do governador Ratinho Junior (PSD) a partir do próximo ano tem alimentado uma série de especulações no Centro Cívico, em Curitiba. Nesta semana, por exemplo, circulou de forma expressiva a informação de que o ex-senador Osmar Dias será o próximo secretário de Infraestrutura. E já vem sendo dado como certo a permanência na Casa Civil de João Carlos Ortega.

Ministros

Por outro lado, até o momento em nenhum dos anúncios feito pelo presidente eleito Lula (PT) aparece nomes de paranaenses. Ele mesmo já confirmou que a deputada federal e presidente nacional da sigla, Gleisi Hoffmann, não será ministra. Há grande expectativa em torno da nomeação do futuro presidente da Itaipu Binacional. Muitos acreditam no retorno do ex-deputado Jorge Samek.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email