segunda-feira, 26
 de 
fevereiro
 de 
2024

Politicando 14/10/2022

Politicando
Politicando

Eleição presidencial

O governador Ratinho Junior (PSD) deve entrar fortemente na eleição presidencial nos próximos quinze dias. Ele retorna de viagem no exterior neste fim de semana e já na segunda reassume o Governo. A meta é colocar em sintonia todos os prefeitos que fizeram parte da sua esmagadora frente de apoiadores na disputa estadual para que mobilizem suas estruturas locais em favor da candidatura do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Eleitores

Com uma eleição totalmente polarizada, 91% dos eleitores escolheram no primeiro turno entre Bolsonaro e Lula (PT). Ou seja, ficou bastante pequena a margem para que os dois candidatos trabalhem em novos eleitores neste segundo turno. A vantagem neste caso, é do candidato petista que terminou na frente e com diferença de 4 pontos. Por essa razão, os apoiadores de Bolsonaro apostam na presença do eleitor que deixou de votar no primeiro turno e que teoricamente pode mudar o resultado.

Estadual I

Algumas especulações já rondam os bastidores do governo estadual em relação a formação do novo secretariado. O deputado estadual Alexandre Curi (PSD), campeão de votos para a Assembleia Legislativa, estaria colocando seu nome a disposição para assumir a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu). Com isso, abre vaga para um dos suplentes do partido do governador e ainda tira da disputa pela mesa da Alep um dos nomes mais fortes do legislativo estadual.

Estadual II

Quatro secretarias do governo do Estado são vistas como estratégicas nesse segundo mandato de Ratinho Junior: Casa Civil, Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e Turismo (Sedest), Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedu) e Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seil). Até agora não existe nenhuma sinalização de quais seriam os nomes para estas pastas a partir de janeiro próximo. Embora esteja atualmente na Casa Civil, João Carlos Ortega é tido como um “coringa” do governador e pode ocupar qualquer espaço no governo.

Estadual III

Outra informação de bastidor é que a tendência do governador Ratinho Junior em relação ao secretariado para o segundo mandato seja bastante técnico. O objetivo seria tirar do papel projetos importantes e impulsionar ainda mais o nome do governador na esfera nacional, encaminhando uma possível candidatura majoritária em 2026. Independentemente do que ocorra na eleição presidencial desse ano.

Tijucas do Sul

A prefeitura de Tijucas do Sul entregou recentemente na Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) do Governo do Estado todos os produtos da revisão do seu Plano Diretor Municipal. Nas próximas semanas, será realizada a reunião de avaliação entre os técnicos da Comec e os representantes da prefeitura.

Financiamentos

Nesta semana uma grande reunião realizada pela Caixa Economica Federal em Curitiba reuniu prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais de todas as prefeituras da região. Na oportunidade a instituição apresentou programas de financiamentos para construção de moradias populares. Pelo que foi falado, existe recursos disponíveis, mas há necessidade de bastante empenho por parte das prefeituras no cadastro e documentação exigida para obtenção do dinheiro.

Educação

Os Tribunais de Contas devem promover a busca ativa de alunos que, por diversas razões, deixaram os bancos escolares durante a pandemia da Covid-19. A afirmação foi feita pela ex-ministra Cláudia Costin, ao destacar que 17% dos estudantes provenientes das classes D e E abandonaram os estudos naquele período. “A pandemia foi muito prejudicial para os alunos mais pobres. Para mitigar essa situação, a atuação dos TCs é fundamental, como, por exemplo, pela realização de auditorias operacionais com base em dados a respeito da qualidade da educação que está sendo oferecida a nossos jovens”, declarou ela.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email