terça-feira, 22
 de 
abril
 de 
2025

Politicando 13/11/2015

Eleições 2016/Foto: DivulgaçãoEleições 2016 I
O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o calendário eleitoral das eleições de 2016. A eleição ocorrerá no dia 2 de outubro, em primeiro turno, e no dia 30 de outubro, nos casos de segundo turno. Quem quiser concorrer na eleição do próximo ano, deve se filiar a um partido político até o dia 2 de abril de 2016, ou seja, seis meses antes da data das eleições. Pela regra anterior, para disputar uma eleição, o cidadão precisava estar filiado a um partido político um ano antes do pleito.
Eleições 2016 II
Com o novo calendário também há novidade em relação ao período para as convenções. Antes o calendário antigo estipulava que as convenções partidárias deveriam acontecer de 10 a 30 de junho do ano da eleição. A partir do próximo ano, as convenções para a escolha dos candidatos pelos partidos e a deliberação sobre coligações devem ocorrer de 20 de julho a 5 de agosto de 2016.
Eleições 2016 III
Também haverá alteração em relação ao registro dos candidatos. Até a eleição passada todos aqueles que disputavam eleição tinham como prazo limite para registro das suas candidaturas o dia 5 de julho. Para 2016, os pedidos de registro de candidatos devem ser apresentados pelos partidos políticos e coligações ao respectivo cartório eleitoral até as 19 horas do dia 15 de agosto.
Eleições 2016 IV
O novo calendário eleitoral provoca outra importante mudança na campanha eleitoral, que é a redução da campanha eleitoral de 90 para 45 dias, começando em 16 de agosto. O período de propaganda dos candidatos no rádio e na TV também foi diminuído de 45 para 35 dias, tendo início em 26 de agosto, em primeiro turno.
Agudos do Sul
O presidente da câmara de vereadores de Agudos do Sul, Amilton Bizzotto (PSDB), mostrou-se preocupado com a queda de arrecadação que o município vem apresentando neste ano. Segundo ele, os repasses diminuíram em torno de 40%. Diante desta dificuldade, o legislativo tem utilizado apenas o mínimo do orçamento a quem tem direito, algo em torno de R$ 50 mil mensais, e devolve aos cofres do executivo o restante, cerca de R$ 15 mil. Bizzotto diz que o objetivo é contribuir com o município.
Mandirituba I
Suplente de vereador pelo Distrito de Areia Branca dos Assis, o jovem Rodrigo Rodrigues (PSDC) destacou nesta semana a importância da presença da Guarda Municipal do bairro. A prefeitura inaugurou módulo da guarda em Areia Branca. E sem representante na câmara de vereadores de Mandirituba, o bairro de Queimados já vivencia a pré-campanha de Vilson Calais (PROS). Segundo ele, o objetivo é colocar o nome a disposição da população para uma das vagas na câmara de vereadores.
Mandirituba II
Durante a reunião da câmara de vereadores de Mandirituba nesta semana foi votado o pedido de abertura de processo de cassação do prefeito de Mandirituba, Onildo Gelatti (PP). Oito vereadores votaram pelo arquivamento do processo. Apenas o vereador Fernando Teixeira (PC do B) defendeu o pedido de cassação. Depois da votação, o vereador Zé Luiz (PSD) disse que se equivocou que acompanha o pedido de abertura do processo.
Piên
Na reunião da câmara de vereadores de Piên dessa semana, o vereador Ilmo da Maia (PR) reivindicou da prefeitura a reforma da ponte de madeira que liga o município de Piên e o bairro de Fragosos. Segundo ele, o estado é critico e preocupa os moradores. Já a vereadora Jaqueline Niezer (PSC) cobrou do executivo a presença de secretários municipais na câmara municipal para prestação de contas das suas pastas. Vale lembrar que a câmara tem condição regimental para esse tipo de convocação.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email