quinta-feira, 23
 de 
setembro
 de 
2021

Politicando 13/09/2019

Imóveis rurais

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) firmou termo de cooperação com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Paraná (Creci) com o objetivo de promover ações conjuntas entre os órgãos com a finalidade de prevenir, fiscalizar, processar e reprimir o parcelamento do solo rural de modo ilegal (dimensões inferiores ao módulo rural mínimo estabelecido no estado). A ideia surgiu diante das várias situações irregulares identificadas recentemente e que exigiram a atuação do Ministério Público. Iniciativa deverá ser levada ao conhecimento das prefeituras.

Escola Segura

O programa Escola Segura, iniciativa do Governo do Paraná para ampliar a proteção de alunos e professores da rede estadual, está implantado em 40 colégios estaduais da Grande Curitiba, contando com 77 policiais militares da reserva. Pinhais, São José dos Pinhais, Piraquara, Almirante Tamandaré, Colombo, Fazenda Rio Grande, Campo Largo, Campina Grande do Sul e Araucária são as cidades da região metropolitana beneficiadas. O lançamento oficial na região foi feito na quarta-feira, em São José dos Pinhais, pelo governador Ratinho Junior.

O presidente da Comec, Gilson Santos. Foto: DivulgaçãoTarifa diferenciada

A Comec, órgão do governo estadual que atua na região metropolitana, deu início nesta semana a um projeto piloto de “tarifa diferenciada” fora dos horários de pico. Segundo o presidente da autarquia, Gilson Santos, trata-se de uma alternativa que prevê dar demanda para o sistema em horários pouco utilizados e até mesmo provocar uma reflexão social em relação a utilidade do transporte coletivo.

Infraestrutura

Boa parte das prefeituras municipais buscam recursos para implantação de pavimentação asfáltica em suas ruas, já que, além de melhorar a qualidade de vida das pessoas são obras de grande visibilidade e repercussão política. No entanto, pouco se vê sobre investimento em saneamento, mais precisamente em rede de esgoto. Há, inclusive, projeto de lei do Senado Federal (5858/2013) que obriga os municípios a implantarem redes subterrâneas de serviços urbanos antes de pavimentar as vias. As prefeituras que não seguirem a regra ficariam impedidas de obter financiamento para obras viárias.

Mandirituba I

O prefeito de Mandirituba, Luis Antonio Biscaia (PSC), promoveu mudanças na equipe do primeiro escalão. A secretária de Administração, Ana Maria Mottin, foi substituída pela advogada Fernanda Ribas. Já para a Secretaria de Planejamento, o prefeito nomeou o vereador Bernardo Junior (PR). Esta última nomeação repercutiu na cidade por dois motivos, primeiro porque o vereador está “arrolado” em denúncias de gestão anterior, e segundo pela formação não ter relação nenhuma com planejamento.

Mandirituba II

Ao nomear um dos vereadores para pasta no primeiro escalão da prefeitura, automaticamente Luis Antonio ganha um reforço na câmara de vereadores. Tudo leva crer que o suplente Celso Batata (PSC) vai compor a base do prefeito no legislativo. Nos últimos anos, a oposição tem sido maioria na câmara municipal.

Lapa

O presidente da OAB Seção Lapa, Diego Ribas, está entrando para o quadro do PSB, partido liderado no município pelo empresário e secretário de Saúde, Ruy da Farmácia. Mesmo não confirmado, é possível que Diego seja lançado pela sigla como candidato a prefeito no município. Ele já tinha recebido convites para filiação em outras siglas, como o Partido Verde e Republicanos.

Tijucas do Sul

A prefeitura de Tijucas do Sul deverá fazer ainda este ano um grande leilão para a venda de bens inservíveis. No início da gestão, o prefeito Cesar Matucheski (PSDB) fez questão de expor às margens da rodovia a precariedade da frota de veículos e máquinas. Nos últimos anos, a administração encontrou dificuldades para realizar este processo de venda da frota inutilizada, sendo esta uma opção para angariar fundos visando a renovação dos veículos e máquinas. A prefeitura pretende lançar o edital até o final do mês.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email