sábado, 25
 de 
setembro
 de 
2021

Politicando 11/10/2019

Eleições I

A possível saída do presidente Jair Bolsonaro do PSL pode alterar todo o quadro político já para as eleições do próximo ano. Hoje muitos políticos estão procurando o comando do partido em seus respectivos municípios para tentar garantir o apoio do voto bolsonarista e até mesmo ajuda financeira. No entanto, já existe muita insegurança em relação ao futuro político do presidente. Se ele deixar o PSL, por exemplo, tem pré-candidato que não visualiza vantagem em estar na sigla.

Eleições II

Em se tratando do Paraná, calcula-se que o PSDB será o partido que mais vai encolher a partir da eleição de 2020. Por conta dos escândalos envolvendo o ex-governador Beto Richa e parte do seus secretariado, tem muita gente deixando o ninho tucano. Outros só não trocaram de sigla ainda porque dependem da janela partidária.

Presidente da Comec, Gilson Santos, na sessão da câmara de vereadores de Mandirituba. Foto: Arquivo/O RegionalMandirituba I

O presidente da Comec, Gilson Santos, participou nesta semana da reunião da câmara de vereadores de Mandirituba. Na oportunidade fez um balanço dos nove primeiros meses de gestão à frente da pasta estadual e anunciou a realização do novo plano diretor da região metropolitana que será desenvolvido a partir de 2020. Também na pauta a questão do transporte público e o anseio de integração do sistema. Além dos vereadores, o prefeito Luis Antonio Biscaia também recepcionou o presidente da Comec.

Mandirituba II

A câmara de vereadores de Mandirituba aprovou o regime de urgência do projeto de lei em que a prefeitura solicita a contratação de R$ 7 milhões de financiamento junto a Fomento Paraná. A pretensão do poder executivo é investir este valor em obras de pavimentação asfáltica beneficiando diversos bairros. Antes de ir para a votação, que pode acontecer já na próxima semana, o projeto precisa passar pelas comissões de legislação, justiça e orçamento.

Agudos do Sul

O vereador e presidente da câmara de Agudos do Sul, Everson Adolphatto (PSB), teve aprovados dois projetos de sua autoria na área da educação. O primeiro visa instituir o Programa de Prevenção Audiovisual da rede municipal, sugerindo medidas de prevenção quanto à baixa visão ou audição. O outro institui o Programa Educativo “Pequeno Agricultor” nas escolas da zona rural. Segundo Adolphato, deve-se promover conscientização e incentivo para a permanência do jovem na atividade agrícola.

Quitandinha

O líder comunitário e pastor Dílson Damas, de Quitandinha, se reuniu nesta semana com o deputado estadual Gilson de Souza (PSC). Segundo Damas, há o compromisso do parlamentar de destinar recursos para a cidade entre os quais para aquisição de um veículo que reforce a frota municipal. A solicitação vem desde o ano passado, mas não se confirmou por conta da transição de governo.

Piên

O prefeito de Piên, João Padeiro (PSDB), promoveu mudanças na pasta de Obras e Serviços Rodoviários da prefeitura. Comenta-se que foram dois motivos que resultaram na decisão do governante. Algumas reclamações de populares em relação ao responsável pelos serviços e de desconfiança de falta de comprometimento com o serviço público de dois servidores que foram afastados.

Dinheiro Público

O Ministério Público do Paraná emitiu recomendação administrativa à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para que adotem medidas relacionadas ao ressarcimento de despesas de deputados. Procedimentos investigatórios do MPPR identificaram inconsistências na prestação de contas de verbas de ressarcimento de alguns deputados, que estão sendo apuradas. Foi constatado ainda que o portal da transparência da Alep não divulga todos os dados referentes às despesas ressarcidas. A decisão acende sinal de alerta especialmente para as câmara de vereadores.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email