quinta-feira, 25
 de 
abril
 de 
2024

Politicando 09/04/2020

Partidos eleitorais. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência BrasilPartidos

Na segunda semana dos meses de abril e outubro de cada ano, os partidos, por seus órgãos de direção municipais, regionais ou nacional, deverá remeter, aos Juízes Eleitorais, para arquivamento, publicação e cumprimento dos prazos de filiação partidária para efeito de candidatura a cargos eletivos, a relação dos nomes de todos os seus filiados. Dia 15 próximo, é a data limite para atualização de dados nas relações de filiados para processamento em abril.

Eleição

Não existe nada definido em relação a adiamento da eleição ou até mesmo unificação de mandatos, neste caso prorrogando as gestões atuais para 2022. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que todos os prazos estão mantidos. Há, porém, alguns comentários particulares de membros da corte. Alguns sinalizam que eventualmente a eleição poderia acontecer em dezembro.

Coronavírus I

Por mais que toda recomendação seja pelo isolamento social, em muitos municípios da região os comércios estão em atividade e o fluxo de pessoas nas ruas é quase que o mesmo. Tem ainda, aqueles trabalhadores que se deslocam até Curitiba e necessitam do transporte coletivo e que com isso estão distante do que seria o isolamento. O fato é que muitas dessas pessoas são empregados dos serviços considerados essenciais.

Coronavírus II

É importante que os governantes municipais tenham ações quase que diárias em relação ao combate da transmissão do Coronavírus em seus municípios. No entanto, há atitudes que parecem ser mais populistas do que realmente importantes para a prevenção à doença. Paralelo a isso, existe a dificuldade de ganhar o apoio popular já que o isolamento social não é unanimidade entre as pessoas.

Ônibus

Em relação ao transporte metropolitano a Comec destacou ontem que o momento atual acaba impactando na prestação do serviço, especialmente por haver alteração do número de usuários em determinados dias, com concentração em horários específicos e, por outro lado, ônibus andando vazios em outros períodos. Cada município tem se comportado de maneira diferente. Segundo a Comec, a pandemia alterou significativamente o sistema de transporte.

Recursos

A Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado, recebeu mais de 10.000 propostas de financiamento em pouco mais de uma semana. Movimento começou desde que o governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou o pacote de medidas emergenciais de apoio a empreendedores informais, MEI, micro e pequenas empresas para preservação de empregos e salários na economia paranaense. O número representa duas vezes o volume total de operações contratadas durante todo o ano de 2019, quando a instituição bateu o recorde em contratações de microcrédito, com 5.361 empreendimentos beneficiados.

Mandirituba

Com o fim do prazo de filiações já ocorreram algumas mudanças no quadro político regional. Em Mandirituba, o vereador Guilherme Chupel (PSD) voltou a câmara de vereadores e deixou o cargo de secretário de Obras. Com isso, deixa a câmara a vereadora Marília Segala (PSD). Além dessa mudança, o secretário de Industria e Comércio, Alex de Paula (PSD) e a secretária de Assistência Social, Gizelly Leal (PSD), se desligaram do serviço público e devem concorrer ao cargo de vereador.

Abastecimento

A Empresa Parananaense de Abastecimento de Água Tratada – Sanepar tem expressado preocupação em relação ao período de estiagem que assola o Estado. Na capital e cidades da região já existe o rodizio de abastecimento. A sugestão é que as prefeituras atentem ao consumo e incentivem seus habitantes no controle do uso da água. Sem o abastecimento e em período de disseminação do Coronavírus tudo pode se agravar.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email