Agudos do Sul
Os vereadores de Agudos do Sul realizaram uma reunião específica sobre o trabalho dos Correios no município. A sugestão do debate foi da vereadora Larissa Martins (PT), que acredita ser necessário ampliar o serviço e atender uma antiga reivindicação dos moradores que é da presença dos carteiros efetuando entrega domiciliar.
Piên I
Ainda repercute entre os moradores do perímetro urbano do município de Piên a votação do projeto de lei que propõe o reajuste na cobrança da taxa de lixo em mais de 90%. O documento foi aprovado pelos vereadores em votação única e sem discussão do assunto. Houve, inclusive, a presença do prefeito Gilberto Dranka (PSD) na reunião da votação do projeto. A vereadora Jaqueline Marques (PSDC) protestou, mas foi voto vencido.
Piên II
Ingo Strack (PT) assumiu como prefeito interino de Piên pelo período de 15 dias, enquanto o titular, Gilberto Dranka (PSD) tira férias. É a primeira vez que o Partido dos Trabalhadores assume a prefeitura da cidade. Recentemente, Ingo Strack fomentou a discussão sobre o futuro hospital do município ao revelar que mesmo inaugurado em janeiro próximo, o local não terá maternidade em funcionamento.
Rio Negro I
E por falar em maternidade, quem está enfrentando as críticas e reclamações da população é o governo municipal de Rio Negro. A Maternidade do Hospital Bom Jesus, que já chegou a ser referência no atendimento às gestantes de alto risco, fechou as portas. A prefeitura declarou que o alto custo para manter o local foi o principal motivo para o fechamento. A população não gostou.
Rio Negro II
A prefeitura de Rio Negro vai receber R$ 522 mil do governo do Estado através do Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (PAM). O recurso será destinado para aquisição de dois caminhões e caçambas basculantes traçados. Segundo o prefeito Milton Paizani (PSDB), haverá contrapartida da prefeitura de 22 mil reais.
Tijucas do Sul I
Parte do legislativo de Tijucas do Sul já demonstra uma mudança de postura em relação ao executivo do município. Nesta semana, por exemplo, os vereadores Manoel Maneco (PT) e Zé Antonio (PT) fizeram comentários positivos em relação ao governo do prefeito Altair Gringo (PP). Recentemente, o ex-vice-prefeito Hélio de Oliveira (PT) assumiu a Secretaria de Saúde, o que contribuiu para restabelecer a relação entre alguns vereadores e a prefeitura.
Tijucas do Sul II
Os vereadores tijucanos votaram e aprovaram nesta semana doação de imóvel para o governo do estado. No espaço está prevista a construção de um novo prédio para ampliar o ensino médio e fundamental segundo ciclo no município. O legislativo também debateu com o secretário de Obras, Mario Matheus, a necessidade de investimentos de melhorias na rua VX de Novembro, que é o principal acesso ao centro da cidade.
Mandirituba
Se depender de parte dos vereadores de Mandirituba, a assessoria jurídica da prefeitura e do prefeito Onildo Gelatti (PTB) terão muito trabalho pela frente. Semanalmente denúncias e sugestões de pedidos de informações são enviadas ao Ministério Público. A mais recente tem relação com o vereador licenciado e atual secretário de Serviços Rodoviários, Bernardo Junior. Os ânimos na câmara, por sinal, andam alvoroçados. Nesta semana uma discussão entre o presidente Celso Batata (PDT) e o vereador Silvio Galvan (PMDB) extrapolou o plenário.
Contenda
Para realizar a festa de 62 anos do município de Contenda, o prefeito Carlão Stabach (PMDB) relata que houve um grande esforço de toda a equipe, principalmente na organização do recurso destinado ao evento. Stabach relata que espera fechar o primeiro ano de governo com resultado positivo em relação ao reajuste financeiro e ter um 2014 com resultados mais positivos para a comunidade.